Notícias
SETEMBRO VERDE
HC-UFMG reúne pacientes transplantados em prol da doação de órgãos
Belo Horizonte (MG) – Cerca de 80 pessoas participaram, no último sábado (27), de mais uma edição do evento “Caminhantes: caminhada pelos transplantes do HC-UFMG”, que reuniu pacientes transplantados e em lista de espera, familiares, amigos e equipes médica e assistencial para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. O encontro promoveu conversas com especialistas, café musical, depoimentos dos pacientes e troca de experiências entre transplantados e pessoas em lista de espera. Ao final do evento, aconteceu a tradicional soltura de balões simbolizando as centenas de vidas salvas.
A aposentada Sônia Maria de Melo, 70, realizou um transplante duplo de pulmão em 2008. Ela participou da caminhada e ressaltou a importância da doação de órgãos. “Eu acho a doação um ato de amor para nós, que somos transplantados. Vocês não têm ideia da felicidade que carregamos no coração. Todos os dias quando eu acordo eu agradeço à família que doou o meu órgão. Essa pessoa se foi, mas eu fiquei”, disse.
Neste ano, o HC-UFMG retomou o Programa de Transplante Pulmonar, inativo desde 2014, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais. Seis pacientes já estão ativos na fila do MG Transplantes só aguardando uma doação para realização do procedimento. Referência técnica do transplante pulmonar, o pneumologista Bruno Horta explica que o pulmão é um órgão difícil de ser doado. “O aproveitamento é de cerca de 5% de todas as doações, por isso a gente estimula muito a doação, porque o maior desafio é o pulmão estar em boas condições para ser recebido com segurança por alguém que está muito doente e que precisa dele para seguir a vida”, afirmou.
De janeiro a agosto deste ano, o HC-UFMG realizou 124 transplantes, sendo 25 de córnea, 40 de medula óssea, 19 transplantes de rim, 28 de fígado e 12 de coração. O superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, ressalta que são duas décadas de evento. “É um marco histórico e tradicional, um momento de integração, confraternização, diálogo e principalmente com o principal objetivo de chamar a atenção da nossa população para a importância que envolve os transplantes”, afirmou.
Ele explicou que a instituição faz parte da rede do Sistema Único de Saúde e que atualmente realiza seis programas de transplantes. “Somos um hospital universitário que tem o papel de formar pessoas, lembrando que o Brasil possui um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.
Após confraternização e troca de experiências entre os presentes, uma caminhada simbólica foi realizada no entorno do Campus Saúde. Ao final do evento, aconteceu a tradicional soltura de balões verdes simbolizando as centenas de vidas salvas.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: #doação de órgãos, #transplantes, #SUS, #HC-UFMG, #Ebserh, #UFMG