Notícias
ENSINO
HC-UFMG realiza 1º Simpósio de Pediatria voltado para a apresentação de trabalhos da residência médica
Belo Horizonte (MG) – Pela primeira vez, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará um simpósio para a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) em Pediatria. O evento, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro, no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES) da Faculdade de Medicina, tem como objetivo estimular a cultura acadêmica e a troca de experiências.
O “1º Simpósio de Pediatria do HC-UFMG” será direcionado a todos os residentes de Pediatria, preceptores, docentes e profissionais da saúde do hospital, mas também poderá ser acompanhado por estudantes e demais interessados na formação e na produção científica pediátrica. Para participar, não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer ao local do evento nos dias e horários divulgados.
De acordo com a coordenadora do Estágio em Clínica Pediátrica, Daniela Caldas, o evento surgiu da necessidade de criar um espaço institucional de valorização e visibilidade para os TCRs desenvolvidos pelos residentes da Pediatria do HC-UFMG. Afinal, esse é um momento simbólico de encerramento de um ciclo formativo, no qual o aluno consolida competências assistenciais, acadêmicas e científicas.
“Por se tratar da primeira edição, o simpósio representa um marco para a residência, reforçando o compromisso do serviço com a formação de excelência, a valorização dos residentes e o fortalecimento da produção acadêmica. A expectativa é que ele se consolide como uma atividade permanente no calendário da Pediatria do hospital”, afirma.
Programação
A programação, que está marcada para acontecer das 13h às 18h no primeiro dia e das 8h às 13h no segundo, será composta por apresentações orais dos trabalhos dos estudantes do terceiro ano da residência de Pediatria. Em seguida, acontecerão discussões e trocas com a banca avaliadora. Durante o evento, serão contempladas diferentes áreas de atuação pediátrica, refletindo a diversidade de cenários, desafios e aprendizados vivenciados pelos alunos ao longo da residência.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Ana Ulhôa, com revisão de Danielle Campos.
Revisão: Danielle Aguiar
Tags: #simpósio, #residência, #ensino, #hc-ufmg, #ebserh, #ufmg