Notícias
CUIDADO NEONATAL
HC-UFMG promove I Simpósio do Centro Estadual de Referência do Método Canguru
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, na última segunda-feira (17), o I Simpósio do Centro Estadual de Referência de Minas Gerais do Método Canguru. O evento teve como objetivo a atualização e a troca de conhecimentos entre os profissionais dedicados ao cuidado de recém-nascidos.
De acordo com a neonatologista, tutora do método e atual coordenadora do Centro Estadual de referência, Angélica Silva Saraiva Teixeira, o hospital tem o compromisso de manter a capacitação regular das equipes assistenciais sobre a metodologia Canguru. “Entre as ações planejadas, foi idealizado o I Simpósio no mês de conscientização sobre o prematuro”, destacou ela.
O simpósio foi direcionado para a comunidade do HC, especialmente os servidores da maternidade e da unidade neonatal. O convite foi estendido a outras instituições, com participação de profissionais do Hospital Risoleta Neves, Júlia Kubitschek, Odilon Behrens, Santa Casa e Maternidade Odete Valadares.
A programação do evento abordou temas essenciais para a qualificação da assistência, como: A situação atual dos indicadores do HC-UFMG que apoiam a amamentação; Propostas de melhorias para esses indicadores institucionais; e abordagem dos problemas mais comuns da amamentação em alojamento conjunto e unidade canguru.
Compuseram a mesa de honra do evento o superintendente do HC-UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira; a consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru, Maria Cândida Ferrarez Bouzada; o coordenador da unidade neonatal do HC, Walter Flausino Fidelis; o presidente do comitê de aleitamento do HC, Marden Daniel Diniz; e a tutora Angélica Teixeira.
O que é o Método Canguru?
O Método Canguru é uma política nacional de saúde, vigente desde 2000, que visa a qualificação do cuidado neonatal. A prática é baseada em evidências científicas e alinhada com a humanização, focando no atendimento integral ao bebê e à sua família.
Como centro estadual de referência, o HC-UFMG busca disseminar essas práticas, qualificar equipes e ampliar a cultura do cuidado centrado na família. A instituição incentiva o contato pele a pele entre mãe e bebê prematuro ou de baixo peso, o que resulta em menor tempo de internação e favorecendo o crescimento e neurodesenvolvimento.
Além disso, o hospital atua como polo de capacitação estadual para o Método Canguru dentro do SUS, reforçando seu papel como instituição de ensino, pesquisa e referência em saúde pública.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: #hc-ufmg, #ebserh, #UFMG, #método canguru, #simpósio, #evento;