Notícias
HUMANIZAÇÃO
Em ação de humanização, HC-UFMG realiza casamento de paciente internado na Instituição
Belo Horizonte (MG) - Na tarde da última sexta-feira, 01/08, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a celebração de casamento de um paciente de 72 anos. O casal de trabalhadores rurais, natural de Ilhéus (BA), convivia há 47 anos e, desta união, formou uma família numerosa, com nove filhos e dez netos.
O casamento já estava agendado para acontecer em 25 de julho último, em Ilhéus. Ambos estavam em Belo Horizonte desde o início do mês, visitando a filha, e pretendiam retornar para a cidade natal, o que não foi possível devido a uma intercorrência de saúde que provocou a internação do noivo. Para atender um desejo do paciente, a família solicitou o apoio do hospital, que, a partir do princípio da humanização, atendeu esse desejo.
A assistente social do HC-UFMG, Lindaura Menezes, evidenciou que a atenção humanizada, que inclui esses projetos do hospital, implica em um atendimento que respeita a dignidade e os sentimentos do paciente, uma vez que ele é visto numa visão sistêmica de um todo, não somente a doença. “A humanização é um atendimento mais respeitoso, mais empático e centrado nas necessidades individuais de cada paciente”, disse.
Acolher este anseio é, para a assistente social, uma garantia de atendimento humanizado. “A humanização era uma política e passou a ser um princípio do SUS, regulamentado desde março deste ano, que visa olhar o tratamento de saúde além do aspecto físico. Atender esse desejo do paciente, que também é um desejo do casal, é uma maneira de garantir um direito e favorecer o processo de produção da saúde”, avaliou.
“Deus fez um momento lindo para mim. Lá na Bahia, eu tentava me casar e não conseguia, e aí o hospital faz essa surpresa”, disse emocionada a noiva Célia Gomes Nascimento. “Numa visita ao meu esposo, o médico perguntou por que ele estava tristinho. Meu esposo então falou que queria realizar um sonho e, perguntado qual seria, ele falou que era nosso casamento. Então, o médico falou assim: está bem, seu Manuel, vamos realizar seu sonho! E agora estamos aqui para nosso casamento. Agradeço a Deus e a todos vocês!”, completou.
Rede Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto e Unidade de Imprensa
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Tags: #humanização, #casamento, #paciente, #sus, #hc-ufmg, #ebserh, #ufmg