Notícias
REABILITAÇÃO
Dia Mundial do Coração é comemorado com ação para pacientes no HC-UFMG
Belo Horizonte (MG) – Pacientes cardíacos do Hospital das Clínicas da UFMG participaram, na tarde de ontem (29), no auditório do Instituto Jenny de Andrade Faria, de uma ação alusiva ao Dia Mundial do Coração. A data busca conscientizar a população sobre sinais, exames precoces e oportunidades de fazer escolhas saudáveis em nutrição e atividade física.
Cerca de 30 pessoas, entre pacientes, acadêmicos e profissionais do HC-UFMG, participaram da atividade, que contou com palestra sobre a importância de exercício físico para a saúde cardíaca, a relação entre as emoções e o coração, nutrição e o impacto na saúde. Os pacientes participaram de dinâmicas e compartilharam depoimentos de experiências bem-sucedidas.
Rogério de Moura Gomes, 54, sofreu um infarto e duas paradas cardíacas em maio de 2024. Desde então, mudou os hábitos de vida com o auxílio do Programa de Reabilitação Cardíaca do HC-UFMG, que atua na recuperação e melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças cardiovasculares. “Cheguei desanimado, só querendo ficar em casa. Foram 24 sessões que mudaram a minha vida demais. Sou outra pessoa. Se eu soubesse que atividade física era tão bom, eu tinha feito antes de infartar. É inacreditável, é bom demais”, disse.
A coordenadora do evento, a fisioterapeuta Regina Moura, disse que reabilitação cardíaca é um cuidado multidisciplinar. “Não existe reabilitação cardíaca sem equipe multiprofissional. Cada profissional direcionando a sua assistência, a sua atenção para a área que o paciente precisa. Equipe médica direcionada para assistência médica, clínica e medicamentosa; a fisioterapia com os exercícios específicos para cada paciente; a nutrição auxiliando esses pacientes na mudança de hábitos de vida; a psicologia cuidando da saúde mental desses pacientes. Então a nossa visão do processo é uma visão holística, do paciente como um todo”, explicou.
Ao final do evento, os participantes participaram de um café de confraternização e foram agraciados com o certificado de “Amigos do Coração”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: #Dia mundial do coração, #coração, #reabilitação cardíaca, #SUS, #HC-UFMG, #Ebserh