Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E no Complexo Hospitalar da UFRJ: 400 atendimentos especializados foram ofertados neste sábado (13)
Rio de Janeiro (RJ) - O Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ) foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, no último sábado (13), realizando 400 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS). Os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Fernanda De Negri, acompanhou o mutirão do HUCFF e destacou o papel dos Hospitais Universitários Federais no fortalecimento do SUS. “Só aqui no hospital da UFRJ são mais de 50 cirurgias e mais de 300 atendimentos, entre consultas e procedimentos, nesse segundo mutirão da Ebserh com o MEC (Ministério da Educação). Vai ter um terceiro mutirão com toda a mobilização do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera da população por especialistas”, declarou.
Durante a ação, foram ofertados 400 atendimentos nas especialidades cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, gastroenterologia, hepatologia, medicina nuclear, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, radiodiagnóstico, proctologia, hemoterapia, pediatria e ginecologia - um número mais de seis vezes maior que a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho. Esse resultado refletiu o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos.
Segundo o superintendente geral do Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ), Amâncio Paulino de Carvalho, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “Dia 13 de setembro, sábado, a gente teve uma experiência magnífica que foi abrir as portas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Hospital do Fundão -, do Instituto de Pediatria e da Maternidade Escola para atender à população. Nos
nossos hospitais, temos especialistas há muito tempo. Mas é preciso que criar ainda mais oportunidades para que as pessoas se tratem, se consultem e sejam acompanhadas”, avaliou o gestor.
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ expressou uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. “O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) é o hospital pediátrico que possui o maior número de especialidades em todo estado do Rio de Janeiro. E é uma satisfação muito grande, para nós, podemos participar desse dia de mutirão, porque sabemos o quanto essas famílias aguardam por exames, procedimentos e consultas que estão sendo realizados hoje aqui”, destacou o superintendente executivo do IPPMG, Giuseppe Pastura.
Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. Como o caso de Ana Carolina Bianchi, que realizou sua laqueadura pela Maternidade Escola (ME). Mãe de um casal, ela relatou que não pode fazer o procedimento, depois do segundo parto, em função de uma forte infecção. A demanda foi resolvida pelo atendimento no sábado. “Eu escolhi fazer a laqueadura porque realmente não quero mais filho”, explicou ela. “Era tudo que eu mais queria”.
Para a biomédica especializada em onco-hematologia do HUCFF, Rebecca Rola, atuar no mutirão significou uma oportunidade de contribuir para saúde pública. “A grande importância desse mutirão é conseguir dar mais qualidade de vida aos nossos pacientes, fazendo com que eles tenham menos dor e tenham mais disposição para realizar suas atividades do dia”, disse.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 34 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O CH-UFRJ faz parte da Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Elisa Andrade, com edição de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh