Notícias
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
Complexo Hospitalar da UFRJ assina Termo de Cooperação com seis unidades acadêmicas
Rio de Janeiro (RJ) – O Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ) firmou, na quarta-feira, 17, um Termo de Cooperação com seis unidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS): Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Faculdade de Farmácia (FF), Faculdade de Fisioterapia (FFisio), Faculdade de Odontologia (FO), Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC) e Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC). O documento estabelece parcerias e diretrizes para as atividades acadêmicas nos três hospitais da UFRJ, geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O superintendente geral do CH-UFRJ, Amâncio Paulino de Carvalho, ressaltou que o termo formaliza a previsão legal de apoio às ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão, respeitando a autonomia universitária. “Cada unidade acadêmica tem o seu projeto pedagógico, tem seu plano de treinamento de estudantes dos diversos níveis, tem sua possibilidade de contribuir para o desenvolvimento das atividades assistenciais. E é preciso garantir o papel de cada uma dessas unidades e a sua integração no processo de deliberação e de planejamento”, afirmou.
A cerimônia de assinatura, realizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), contou com a presença do reitor da UFRJ, Roberto Medronho. “O dia de hoje, para mim, é simbólico. É simbólico que, pouco mais de um ano, estejamos celebrando [a assinatura do documento], mostrando para todos que as questões acadêmicas são absolutamente fundamentais”, declarou.
Segundo o reitor, o equilíbrio entre a assistência e a produção de conhecimento em saúde sempre foi uma preocupação da comunidade universitária. No entanto, os avanços nas unidades hospitalares têm beneficiado ambos os aspectos. “Vamos ter um hospital atendendo muito mais gente, vai formar melhor os nossos alunos, vai fazer pesquisas de ponta e vai ajudar na formação e no desenvolvimento dos nossos futuros profissionais da saúde", acrescentou Medronho.
Também compuseram a mesa da solenidade o decano do CCS, Luiz Eurico Nasciutti, e os superintendentes executivo e de ensino, pesquisa e inovação do CH-UFRJ, Marcos Freire e Marcelo Land, respectivamente. Além das seis unidades do CCS, foram firmados termos específicos com o Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFRJ é gerido pela Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh