Notícias
SEGURANÇA
CH-UFRJ promove ações de conscientização durante o mês da Segurança do Paciente
Rio de Janeiro (RJ) – O Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ), gerido à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma programação especial dedicada ao Dia Mundial da Segurança do Paciente - celebrado em 17 de setembro. A iniciativa buscou estimular reflexões, troca de experiências e disseminação de boas práticas voltadas à qualidade da assistência em saúde no SUS.
No Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a ação apostou no protagonismo da Comissão de Direitos dos Pacientes para sensibilizar os pares. “A gente acredita que só dessa forma vai conseguir realmente alcançar uma cultura em segurança e o protagosnismo0 do cuidado pelo próprio paciente”, explicou a chefe unidade de gestão da Qualidade, Joana Freire.
Paciente oncológica do HUCFF e integrante da Comissão desde 2011, Maria da Graça Ferreira avaliou que “a segurança do paciente é quase que vital uma boa passagem dele dentro do hospital”, especialmente, para os internados. “Muitas vezes ocorrem situações em que o paciente simplesmente não sabe que ele está sendo está sendo agredido no direito dele”, justificou.
O público na faixa etária desde lactente até adolescente, atendidos pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), foi mobilizado por meio de conversas, contação de histórias e outras dinâmicas de grupo. As atividades de prevenção de acidentes visaram tanto a equipe multiprofissional quanto as famílias e acompanhantes.
Segundo a enfermeira da Unidade de Segurança do Paciente e Vigilância em Saúde, Telma Gazelle, em relação ao público infantojuvenil, a atenção varia, pois cada fase de desenvolvimento da criança tem um risco. “O Dia Mundial da Segurança do Paciente, em um hospital pediátrico, reforça a importância de cuidados seguros e humanizados para proteger a saúde e o bem-estar das crianças, prevenindo erros e promovendo uma cultura de qualidade", resumiu.
Já a Maternidade Escola (ME) distribuiu cartões informativos acompanhados por doces para incentivar o conhecimento em relação à segurança do paciente. “O objetivo da nossa ação é relembrar toda a equipe e todos os setores da assistência sobre as seis metas de segurança do paciente, para que seja uma rotina prestar uma assistência segura de qualidade”, destacou a residente de Enfermagem Vitoria Leandro.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi instituído em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e este ano traz como tema: “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A proposta destaca a maior vulnerabilidade dessa fase diante de possíveis riscos e danos relacionados a práticas de cuidado inadequadas.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFRJ é gerido pela Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh