Notícias
SOLENIDADE
“Um lugar onde a vida se transforma”: IPPMG comemora 72 anos de história e dedicação
Rio de Janeiro – O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) celebrou seus 72 anos em cerimônia solene realizada no Anfiteatro Nobre do Hospital Pediátrico, no dia 6 de novembro. O evento reuniu autoridades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que destacaram a trajetória do Instituto e suas perspectivas de futuro na formação e na assistência. O empenho do corpo social também foi reconhecido com a entrega do Prêmio Luiz Afonso Henriques Mariz, destinado aos profissionais eleitos pelos colegas por sua atuação ao longo de 2025.
Durante a cerimônia, o reitor da UFRJ e médico epidemiologista, Roberto Medronho, lembrou que o Instituto marcou a chegada da universidade à Ilha do Fundão e consolidou nomes que se tornaram referência em excelência médica, como César Beltrão Pernetta, José Martinho da Rocha e o próprio Joaquim Martagão Gesteira. O dirigente ressaltou ainda a relevância social atual do hospital universitário: “É importante destacar que o IPPMG tem praticamente todas as especialidades pediátricas. Aqui se consegue resolver problemas que não são resolvidos na rede de atenção à saúde do nosso estado. Ele é uma referência muito importante”, disse.
O superintendente geral do Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ), gerido pela Ebserh, Amâncio Carvalho, apresentou os planos de renovação estrutural previstos para o hospital pediátrico nos próximos anos. Segundo ele, estão em andamento a recomposição e a regulamentação do quadro de pessoal, além da aplicação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em obras de recuperação e ampliação da estrutura física do IPPMG, previstas para 2026. Entre as prioridades, estão a modernização das enfermarias e a ampliação do centro cirúrgico, de uma para quatro salas. “Essa perspectiva para os próximos anos está muito bem definida. Nós teremos um novo IPPMG, mas com a vitalidade e a força de sempre das pessoas que trabalham aqui” ressaltou.
A pena e a lei no IPPMG
O superintendente executivo e a gerente de Atenção à Saúde do IPPMG, Giuseppe Pastura e Márcia Bomfim, respectivamente, também celebraram o aniversário do Instituto, destacando a resiliência e a dedicação das equipes do hospital universitário frente aos desafios do cotidiano. Giuseppe recorreu à literatura de Ariano Suassuna para expressar gratidão pelo empenho dos profissionais que compõem o corpo social da instituição. A obra mencionada, A Pena e a Lei, entrelaça o trágico e o cômico para humanizar a reflexão sobre as imperfeições da justiça humana, valorizando o amor como propósito supremo diante das adversidades. Emocionada, Márcia exemplificou esse compromisso ao lembrar a recente alta de um paciente internado desde os seis primeiros meses de vida, após cinco anos de tratamento: “O IPPMG é sim um lugar onde a vida se transforma”, afirmou.
A mesa de celebração dos 72 anos contou ainda com a presença do decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luiz Eurico Nasciutti, e da chefe do Departamento de Pediatria, Flavia Nardes dos Santos. A solenidade teve abertura musical com o grupo Sôdade Brasilis, da UFRJ, que interpretou obras de Pixinguinha. O encerramento ficou por conta da Roda de Palhaços, que realiza intervenções artísticas regulares no hospital pediátrico.
Prêmio Luiz Afonso Henriques Mariz
Entre os dias 28 e 30 de outubro, o corpo social do IPPMG realizou votação em urna para escolher os colaboradores mais dedicados de 2025. Em sua segunda edição, o Prêmio Luiz Afonso Henriques Mariz foi entregue durante a celebração do dia 6 de novembro. Os certificados foram distribuídos por João Pedro, neto do ex-diretor do IPPMG que dá nome à homenagem.
As categorias contemplaram medicina, enfermagem, equipe multiprofissional, setor administrativo e serviços de apoio, além de outras cinco menções de reconhecimento. Os vencedores por categoria foram: Mario José Ventura Marques, Luanda Silveira Papi, Aldinelia Christina Silva Pinheiro, Aline Rodrigues da Silva, Cláudia Márcia de Lemos Carvalho, Marisa da Cunha Alves, Cristiane de Mello Vieira, Eduardo Almeida Pernambuco, Elen de Oliveira, Solange Santana de Lemos, Patrícia Carli Morgado, Mariângela Tomaz, Marcelo de Oliveira Santos, Bruno Lima Braga de Lucena e Alexandre Alves Amaral.
Reconhecimentos especiais: Lúcia Helena de Miranda Kilson, Marcilio Lourenço de Araújo, Carlos Otávio Pereira de Souza, Dilene Francisco Constâncio e Elisabete Corrêa de Medeiros.
Sobre a Ebserh
O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ, gerido pela Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh