Notícias
PROADI-SUS
UTI do HUGV-Ufam recebe segunda visita presencial do Projeto Saúde em Nossas Mãos
Manaus (AM) – A Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, no último dia 30 de outubro, a segunda visita presencial da equipe do Projeto Saúde em Nossas Mãos, conduzido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Ebserh. O objetivo foi aprofundar o acompanhamento das ações em andamento, oferecer apoio técnico às equipes locais e reforçar a integração entre os times envolvidos.
A equipe visitante acompanhou diversos processos assistenciais e gerenciais da UTI, observando rotinas, indicadores e práticas da unidade. Na ocasião, também aconteceu um momento de devolutiva e feedback, com a participação da equipe assistencial da UTI e da alta gestão do hospital, onde foram apresentados os pontos fortes observados, as evidências de avanço e alguns apontamentos para melhoria contínua, que serão trabalhados coletivamente pela equipe multiprofissional.
De acordo com o líder do projeto no HUGV-Ufam, Luiz Antonio Bergamin Hespanhol, o hospital, por meio da UTI, participa ativamente das diversas etapas do projeto: reuniões e suportes remotos com a equipe do Oswaldo Cruz; envio de relatórios mensais com as medidas implementadas; monitoramento de indicadores e execução de ações de melhoria contínua por meio de PDSA (Planejar, Fazer, Estudar, Agir). Além disso, a equipe participa de sessões de aprendizagem virtual e presencial, que reúnem hospitais de todo o país para troca de experiências, capacitações e disseminação de boas práticas.
Em maio deste ano, uma equipe do HUGV composta por três profissionais da UTI e da CCIH/IRAS participou de uma atividade presencial em São Paulo, voltada à capacitação, compartilhamento de resultados e alinhamento das estratégias do projeto.
Para o líder do projeto no HUGV, o resultado da visita foi amplamente positivo. De acordo com a avaliação da equipe visitante, o HUGV vem avançando consistentemente na implementação das práticas de segurança do paciente e no alcance das metas propostas pelo projeto. “O sentimento geral foi de que a UTI está no caminho certo, resultado do empenho, envolvimento e compromisso de todos os profissionais da unidade, com o suporte e empenho das áreas de apoio do HUGV”, acrescentou Luiz Hespanhol.
Saúde em Nossas Mãos
O projeto é uma iniciativa nacional colaborativa dos hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), voltada para a melhoria da qualidade e segurança do paciente em unidades de terapia intensiva, com foco especial na redução de infecções relacionadas à assistência à saúde, como pneumonia associada à ventilação mecânica; infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central; e infecção do trato urinário associada ao cateter vesical. Entre as ações desenvolvidas, o projeto também enfatiza a adesão à higiene das mãos como prática fundamental de segurança e prevenção de infecções.
As estratégias do projeto são baseadas em evidências científicas e envolvem educação permanente das equipes, monitoramento de indicadores, implementação de protocolos assistenciais e promoção de uma cultura de segurança, buscando o aperfeiçoamento contínuo dos processos e resultados.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: assistência, proadi-sus, sus, ministério da saúde, saúde, hugv-ufam, ebserh,