Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão Dia E no HUGV-Ufam amplia acesso a serviços do SUS com 214 atendimentos realizados
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Ufam, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu o mutirão do ‘Dia E – Ebserh em Ação’ com 214* atendimentos realizados no último sábado (13). A iniciativa, feita em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), aconteceu nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diferencial desta edição do Ebserh em Ação em Manaus é que pacientes indígenas também foram beneficiados.
O evento contou com a participação da reitora da Ufam, Tanara Lauschner, do assessor da presidência da Ebserh, José Santana, da Secretária de Controle Interno da SES-AM, Kamila Pinheiro, da gerente de Atenção à Saúde do HUGV-Ufam, Tatiane Lima Aguiar, além de médicos, residentes, enfermeiros, técnicos, trabalhadores assistenciais e administrativos envolvidos na operação.
“Esse esforço do Dia E simboliza o Ebserh Em Ação, mas é importante lembrar que todos os dias os hospitais da rede estão realizando seus mutirões. Esses atendimentos são esforços adicionais daquilo que é realizado no dia a dia, avançando para melhorar a saúde do povo brasileiro e o atendimento do SUS”, disse o assessor da presidência da Ebserh, José Santana.
Durante a ação, foram ofertados procedimentos cirúrgicos de traumato-ortopedia, capsulotomia com YAG Laser e pan-fotocoagulação de retina a laser (procedimentos oftalmológicos); e colelitíase (retirada de cálculos na vesícula biliar). Além disso, foram realizados diversos tipos de exames, como ressonâncias, tomografias, ultrassonografias, endoscopias, colonoscopias, eletrocardiogramas e raio-X de tórax. Consultas especializadas foram ofertadas a pacientes regulados pelo sistema estadual de saúde, incluindo atendimentos em dermatologia e fisioterapia traumato-ortopédica, além de consultas pré-cirúrgicas. A ação contou com salas cirúrgicas exclusivas para o evento, equipes multiprofissionais, residentes e acadêmicos, somando esforços para oferecer um atendimento humanizado e reforçar a formação em saúde.
“Nesse evento houve o envolvimento de 32 residentes que tiveram a oportunidade de melhorar a sua prática e conhecer mais sobre as especialidades das cirurgias e procedimentos que foram realizados aqui”, destacou a reitora da Ufam, Tanara Lauschner,
Ao todo foram 219 procedimentos, sendo 103 exames, 47 consultas e 64 cirurgias que aconteceram no HUGV-Ufam, durante a iniciativa da Ebserh que ocorreu simultaneamente em todo o país Esse número já foi maior do que a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando totalizou 146 atendimentos.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo a gerente de Atenção à Saúde do HUGV-Ufam, Tatiane Lima Aguiar, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população, em especial os pacientes indígenas. “Um dos destaques desta iniciativa é o atendimento aos povos originários. Estamos no Amazonas, estado que possui o maior número de pacientes indígenas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar consultas e exames. Com esta ação, estamos oportunizando atendimento para diversas etnias, como Mura, Munduruku, Kokama e Tukano, ampliando e facilitando o acesso desses usuários ao cuidado especializado”, finalizou
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Ercília da Silva Vieira, indígena do Povo Tikuna, que se deslocou de Tefé, interior do Amazonas, para Manaus para realizar o procedimento de colonoscopia no HUGV-Ufam. “Desde 2018 que eu tenho um encaminhamento para fazer esse exame e até então nunca tinha tido condições de vir fazer. Hoje com essa oportunidade, consegui essa vaga e estou internada para realizar o procedimento. Tenho boas referências do HUGV-Ufam pela parceria com a saúde indígena e agora vou ter por experiência própria com o meu atendimento. Estou confiante que vou sair daqui com o meu diagnóstico para voltar para casa”, disse
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Anik Espara com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
*Dados informados à Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh no dia 15/09 às 15h30