Notícias
SETEMBRO AMARELO
Equipe do HUGV-Ufam apresenta protocolo de prevenção ao suicídio
MANAUS (AM) - Profissionais do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas, (HUGV-Ufam) lançaram, nesta terça-feira, 16, o Protocolo de Prevenção ao Suicídio. A atividade marca a programação do Setembro Amarelo, uma campanha cujo objetivo é promover a reflexão sobre a importância da prevenção do suicídio e do atendimento qualificado para as pessoas que se encontram em sofrimento psíquico. O HUGV-Ufam é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A chefe da Unidade Multiprofissional do HUGV-Ufam/Ebserh e uma das organizadoras da campanha no hospital, Maria do Socorro Azêdo Lobato, explicou que o objetivo é implantar e implementar o protocolo no atendimento aos pacientes na instituição, além de qualificar profissionais de saúde para identificar e tratar pacientes em risco de suicídio, elaborar estratégias de redução de risco de suicídio e capacitar os profissionais para preencher a ficha de notificação compulsória e construir uma ficha de triagem para identificação de pacientes em risco de suicídio.
“O protocolo é resultado de um grupo de trabalho multiprofissional composto por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, profissional de Educação Física, enfermeiro e médico, que busca implantar e implementar o protocolo no HUGV e de fato oferecer um serviço de qualidade àquelas pessoas que se encontram em sofrimento psíquico”, resumiu a chefe da unidade.
Segundo ela, a partir da implementação do protocolo, que foi apresentado nesta terça pela manhã, no auditório do HUGV, as equipes de saúde serão capacitadas para identificar e atender os pacientes em risco de suicídio, por meio de vídeo, palestras e rodas de conversas.
Após o lançamento do protocolo, os participantes da solenidade de abertura da programação do Setembro Amarelo assistiram a uma palestra sobre o tema, com a apresentação da dados relevantes e reflexão, ministrada pelo psiquiatra Pablo Gnutzmann. Em seguida, a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) promoveu uma visita aos setores e roda de conversa sobre o tema.
Segundo Maria do Socorro Lobato, a campanha do Setembro Amarelo é um momento importante para dar visibilidade ao tema, que deve ser debatido durante todo o ano. “É preciso aproveitar esses momentos de campanhas para intensificar a capacitação dos trabalhadores para prevenir o suicídio”, explicou.
A campanha do Setembro Amarelo no HUGV-Ufam/Ebserh, cujo tema é “Cuidar da Saúde Mental é Essencial para Viver”, prossegue, com novas rodas de conversa nos setores, debates e apresentação do protocolo nas clínicas. No encerramento, está programada uma atividade sobre práticas integrativas.
“No HUGV-Ufam nós temos a preocupação de discutir esse tema da campanha do setembro amarelo, buscando enfrentar essas questões e abordar esse problema de saúde pública de uma forma contundente, eficaz e permanente. Não apenas em setembro, mas o ano todo devemos nos debruçar sobre essas questões. Se tem setembro amarelo, o HUGV tem parceria. Vamos trabalhar para que possamos dentro das nossas ações específicas, curativas e em promoção em saúde fazer o melhor possível”, finalizou o superintendente do HUGV-Ufam, Plínio Monteiro.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social