Notícias
SETEMBRO VERDE
Comissão do HUGV-Ufam promove campanha para incentivar doação de órgãos e tecidos
MANAUS (AM) - A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Implante (Cihdott) do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas, (HUGV-Ufam), promoveu, neste mês, uma campanha para conscientizar pacientes, familiares e colaboradores sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. O HUGV-Ufam é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
No Dia da Conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos do HUGV, integrantes da Cihdott realizaram ações educativas, incluindo distribuição de folders informativos e abordagens diretas, com explicações sobre o processo de doação e seus benefícios. As atividades estão alinhadas com a campanha do Setembro Verde, dedicado ao tema em todo o Brasil.
A psicóloga hospitalar Joana Castelo Branco, membro da Cihdott do HUGV-Ufam/Ebserh, ressaltou que os membros da comissão participaram ativamente da iniciativa, divulgando o tema e orientando a comunidade hospitalar durante a campanha, que foi realizada entre os dias 25 e 26 deste mês.
“A Cihdott do HUGV atua de forma estratégica na identificação de potenciais doadores, orientação às famílias sobre o processo de doação, acompanhamento de protocolos de transplante e promoção de campanhas educativas para pacientes, familiares e colaboradores. Seu trabalho visa a garantir que todos os procedimentos sigam padrões éticos, técnicos e legais, contribuindo para o aumento da doação de órgãos e tecidos na região”, explicou Joana Castelo Branco.
Para ela, ter um mês dedicado à campanha da doação de órgãos é fundamental para sensibilizar a comunidade sobre o tema. “É importante estimular o diálogo familiar e a reflexão sobre a importância de se tornar um doador. Além disso, proporciona um espaço para esclarecer dúvidas, desconstruir mitos e incentivar a população a conhecer os procedimentos envolvidos na doação. Campanhas desse tipo fortalecem a cultura da doação e contribuem diretamente para salvar vidas por meio do transplante”, ressaltou.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.