Notícias
Ética Médica
Comissão de Ética Médica do HUGV toma posse para o biênio 2025-2027
Manaus (AM) – O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM) deu posse, na manhã desta quinta-feira (09/10), à nova Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A cerimônia foi realizada no auditório do 4º andar do hospital e contou com a presença do superintendente, gerentes, colaboradores e membros da gestão do HUGV.
O dispositivo de honra da solenidade foi composto pelo superintendente do HUGV-Ufam, Plínio José Cavalcante Monteiro; pela conselheira secretária-geral do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas, Juliana Santana de Melo Tapajós, que representou o presidente do CREMAM, Amarildo Brito; e pela presidente da Comissão de Ética Médica do HUGV, gestão 2025-2027, Ana Wanda Guerra Barreto Marinho.
A nova Comissão de Ética Médica atuará como um braço do Conselho Regional de Medicina dentro do hospital, promovendo a valorização da ética profissional, o cumprimento das normas legais e o fortalecimento das boas práticas médicas na instituição. A comissão, eleita para o biênio 2025-2027, é composta pelos médicos Ana Wanda Guerra Barreto Marinho (presidente), Ruth da Silva Pinheiro (secretária) e André Luiz Campos Mancini (membro). Como suplentes, foram empossados os médicos Moysés Isaac Cohen, Gabriela Lopes Araújo e Samanta Samara Bicharra dos Santos.
A Comissão de Ética Médica do HUGV cumpre a Resolução nº 1.657/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece as normas de organização, funcionamento, eleição e competências das Comissões de Ética Médica nos estabelecimentos de saúde.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.