Notícias
DIA DAS CRIANÇAS
Ação de humanização do HUGV-Ufam beneficia crianças ribeirinhas com doação de brinquedos
Manaus (AM) – Um gesto de humanização para trazer mais alegria a crianças amazonenses. O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Ebserh, promoveu a doação de mais de 100 brinquedos aos pequenos moradores da Comunidade Nova Esperança. A entrega dos itens aconteceu no dia 30 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças, e foi realizada em parceria com a Marinha do Brasil.
Segundo a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Valdelanda de Paula Alves, as doações foram coordenadas pela Comissão de Humanização do HUGV e fez parte da Expedição Outubro Rosa - Saúde e Cidadania Navegando Juntos. “O evento foi uma parceria entre o HUGV e a Marinha do Brasil, com o propósito de fortalecer o cuidado integral à saúde da mulher, especialmente no contexto da atenção à população indígena”, enfatizou, acrescentando que as doações no mês de outubro aconteceram também em comemoração ao Dia das Crianças na instituição.
As doações aconteceram no período de 8 a 23 de outubro em pontos de arrecadação instalados no Hospital e no Ambulatório Anexo do HUGV-Ufam. Os brinquedos foram transportados no navio para a Comunidade Nova Esperança, acesso fluvial pelo rio Cuieiras, afluente do Rio Negro, no Polo Base Nossa Senhora da Saúde - DSEI Manaus. O Polo Base Nossa Senhora da Saúde é uma unidade de saúde indígena que atende comunidades em regiões remotas, com foco em consultas, exames e vacinação.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh