Notícias
GOVERNANÇA E CONFORMIDADE
HU-Unifap promove o 1º encontro Diálogos em Rede
Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, na terça (17), o primeiro encontro denominado Diálogos em Rede. Organizado pelo setor de Governança e Auditoria do hospital, o evento teve como tema “Cultura de Integridade: Fortalecendo os Pilares do Controle Interno, da Ética e da Transparência na Saúde Pública”, objetivando fomentar a cultura da integridade dentro do HU-Unifap.
De acordo com o ouvidor geral da Ebserh, Diego Henrique Rezende, a cultura da integridade é importante para garantir um atendimento de qualidade a toda a sociedade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ela vem fortalecer o trabalho dos hospitais, por meio da auditoria, da ouvidoria e da corregedoria, que auxiliam a gestão em todo esse processo”, defendeu.
Para o corregedor geral Ebserh, Reonauto Junior, promover esse evento sobre integridade pública é fundamental para o bom funcionamento do hospital, para que os cidadãos atendidos tenham suas demandas manejadas satisfatoriamente. “Fortalecer as atividades de auditoria, de comissão de ética, da corregedoria e da ouvidoria é importante para a construção desse ambiente de integridade, onde todos se sintam seguros para desenvolver suas atividades e entregar as demandas solicitadas e necessárias à população”, salientou.
O encontro proporcionou um espaço de escuta, troca de experiências e diálogo entre diferentes instâncias, como os órgãos de controle interno, gestores e empregados. Foi reforçado o entendimento de que integridade é algo que se constrói no dia a dia, em cada processo, decisão e atitude dentro da instituição.
Segundo o auditor do HU-Unifap, Leandro Santos, do ponto de vista da auditoria, a cultura da integridade é um pilar fundamental para a boa governança corporativa. “Quando a integridade está presente nas práticas cotidianas da instituição, ela reduz riscos, fortalece os controles internos e melhora a qualidade das entregas à sociedade”, enfatizou.
Programação
A programação foi organizada com temas interdisciplinares. Iniciou-se com a conferência “Integridade como valor institucional”. Dela, participaram o ouvidor geral da Ebserh, Diego Henrique Rezende; o corregedor geral Ebserh, Reonauto Junior; o superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) - Amapá, José Iran dos Santos; os auditores federais de Finanças e Controle – CGU/AP, Bruno Santos e Jorge Ricardo Filho; e o técnico federal de Finanças e Controle - CGU/AP, Adelton Neves.
Após esse momento, houve a palestra conduzida pela equipe da CGU/AP abordando práticas de controle interno, prevenção à corrupção e o papel da ouvidoria. O encerramento deu-se com a fala sobre o modelo das Três Linhas de Defesa, trazendo uma visão prática sobre como cada servidor se insere na estrutura de controle da instituição.
Leandro Santos ressaltou ainda que, ao promover o diálogo com órgãos de controle e especialistas, consegue-se ampliar a visão dos profissionais sobre o papel de cada um no cumprimento das normas, na prevenção de riscos e na promoção da transparência. “A gente quer manter esse diálogo vivo, promovendo novas ações formativas sobre integridade, controle interno e gestão de riscos ao longo do ano”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh