Notícias
AÇÃO E PREVENÇÃO
HU-Unifap promove ações do Setembro Amarelo para reforçar o acolhimento, prevenir o suicídio e fortalecer a saúde mental
Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove em setembro uma programação especial para colaboradores e pacientes, em alusão à campanha Setembro Amarelo. Essa campanha, criada em 2015, é um movimento nacional que visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio e se consolidou como a maior ação do tipo no país. Ela destaca a importância da escuta sem julgamentos, do acolhimento humano e da quebra de tabus em torno das doenças mentais.
Segundo dados oficiais, o Brasil tem mais de 30 internações diárias por tentativas de suicídio. Para especialistas, isso mostra que ainda é preciso ampliar o diálogo e a rede de apoio às pessoas em sofrimento. Nesse contexto, o setembro Amarelo surge como um farol, sinalizando que a saúde mental deve ser cuidada e respeitada.
De acordo com a chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (USOST), Analu De Lavor, o grande diferencial da campanha é fornecer um ambiente acolhedor aos colaboradores e pacientes, com diversos profissionais especialistas em práticas integrativas em saúde. “Essas práticas são extremamente importantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças, melhorando questões físicas, emocionais e mentais”, afirmou.
Segundo ela, a programação abrange iniciativas de qualidade de vida e saúde mental, promovendo conscientização e bem-estar aos envolvidos. “Contamos com a presença do Psicólogo Organizacional Wendell Ribamar, responsável pelo programa Acolhe, que ministrará uma palestra sobre saúde mental, visando fortalecer o acolhimento e apoio aos colaboradores”. E complementou: “A realização dessas atividades é um gesto de valorização, refletindo o compromisso da instituição com a saúde de sua equipe”.
A importância do apoio profissional
De acordo com a psicóloga, Anie Oliveira, o profissional da psicologia identifica sinais de alerta, acolhe o usuário por meio de escuta qualificada e auxilia no manejo de crises emocionais. Além disso, também promove ações psicoeducativas, incentivando o autocuidado e combatendo o estigma em torno da saúde mental. “Essas ações promovem a aproximação da população a informações, contribui para uma cultura de cuidado contínuo sensibilizando sobre a valorização da vida”.
Por meio das campanhas é possível compartilhar informações e incentivar a busca por ajuda profissional, aproximando pessoas em situação de vulnerabilidade emocional de redes de apoio. Para a psicóloga, a campanha Setembro Amarelo promove espaços de diálogo e informação sobre saúde mental, fortalecendo a conscientização coletiva. “Ao valorizar a vida, a campanha inventiva práticas de autocuidado cotidiano. É importante lembrar que essas discussões não devem ficar restritas apenas ao mês de setembro, mas precisam ser cultivadas durante todo o ano”, destacou.
A campanha Setembro Amarelo vai além de ações pontuais, deixando uma mensagem duradoura: falar sobre saúde mental é um ato de coragem. Compartilhar a dor pode aliviar o peso e cada gesto de acolhimento pode ser decisivo para salvar uma vida.
Confira a Programação
§ Acolhimento aos trabalhadores: No dia 12 de setembro, na Recepção da Clínica Cirúrgica do HU-Unifap, das 8h às 11h30, será realizada atividade voltada ao cuidado e bem-estar, oferecendo Práticas Integrativas em Saúde como Massagem, Auriculoterapia, Aromaterapia, Quiropraxia e Musicoterapia. O momento será dedicado à escuta ativa e à valorização da saúde mental, promovendo um espaço de acolhimento. Para participar, os colaboradores deverão apresentar o cartão do SUS e RG na triagem.
§ Roda de conversa com pacientes: No dia 25 de setembro, na Recepção do Ambulatório do HU/Unifap, no período da tarde, acontecerá um encontro dedicado ao diálogo sobre o setembro Amarelo, fortalecendo a conscientização e o cuidado em saúde mental, num espaço de reflexão e apoio mútuo.
Saiba mais
De acordo com a Agência Senado, a campanha Setembro Amarelo foi oficializada no Brasil após a sansão da Lei 15.199/2025 pelo presidente Luís Inácio Lula da Sila, com publicação no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (9 de setembro). Essa legislação também instituiu duas datas importantes: 17 de setembro como Dia Nacional de Prevenção da Automutilação e 10 de setembro como o dia Nacional de Prevenção do Suicídio. O objetivo é promover a conscientização sobre saúde mental, reduzir estigmas e estimular a busca por ajuda profissional, abordando questões como automutilação e ideação suicida.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com informações de Felipe Monteiro e revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh