Notícias
TECNOLOGIA
HU-Unifap inaugura portal interno e implementa sistema de telefonia
Macapá (AP) - O Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do Hospital Universitário da Unifap, vinculado à rede Ebserh - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, continua avançando na estruturação dos serviços dentro da instituição. O chefe do setor, Elvis Azevedo de Araújo, anunciou recentemente a inauguração do portal interno do hospital e também a implementação do serviço de telefonia fixa e de voz sobre IP (VoIP).
Portal interno
O portal interno é um espaço virtual onde os colaboradores do hospital podem acessar todos os aplicativos necessários para o trabalho nas mais diversas áreas do hospital, como o AGHU, SEI! e o UpToDate, entre outros. A iniciativa padroniza a organização junto à rede Ebserh e facilita a integração de novos usuários aos aplicativos disponibilizados pelo Hospital Universitário. Perichdey Leitão, chefe da Unidade de Sistemas da Informação e Inteligência de Dados (USID), destaca que "A TI do HU-Unifap foi inovadora ao utilizar padrões de usabilidade disponibilizados pelo próprio governo federal. O destaque vai para o fato de que começamos certo. Ou seja, expansões serão mais facilmente integradas e desenvolvidas. O analista Valdimir Carvalho é o desenvolvedor do portal. Ele já era servidor da Ebserh e seu know how foi imprescindível para muitas definições do portal".
Ainda segundo Perichdey, a USID planeja que esse portal seja referência para outras ferramentas. A unidade já iniciou tratativas para o desenvolvimento de uma solução de escalas de trabalho assistida por Inteligência Artificial, como forma de aumentar a produtividade do trabalho no hospital. A previsão é que essa nova ferramenta, para as situações mais complexas, reduza para horas o trabalho que anteriormente precisaria de dias para ser realizado. Ainda sobre o portal interno inaugurado, outra funcionalidade bastante importante é a lista telefônica. Ela sempre está atualizada com os novos ramais e movimentações que são solicitadas no hospital. O que nos leva a mais um serviço que acabou de ser implementado: telefonia fixa e VoIP.
Telefonia
A telefonia fixa é responsável por permitir que ligações externas cheguem nos ramais (telefones) internos do hospital, e permite também que os ramais internos liguem para números externos locais e DDD fixo ou móvel. Já o VoIP é responsável pelo provisionamento e comunicação dos ramais internos permitindo a comunicação entre os setores do hospital. Esse serviço é de fundamental importância pois finalmente viabiliza um dos principais meios de comunicação dos pacientes e da comunidade com o hospital: o telefônico. Com a efetivação do serviço o hospital recebe um número de telefone oficial (+55 96 3213-6100) e agora também permite o contato dos setores administrativo, assistencial e de ensino com o público externo.
Dionatam Alves, chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação (UISSTI), informa que "no processo de implantação (do serviço de telefonia) foi realizado um trabalho conjunto de toda a equipe do SETISD junto às empresas contratadas com início efetivo em maio de 2023". Ele destaca ainda que o plano de expansão obedece o faseamento do hospital. O contrato prevê a cobertura de todos as quatro fases de implantação, com o total de 118 aparelhos telefônicos instalados e distribuídos na maioria os setores do hospital até o final da fase 4, uma previsão de melhoria considerável na estrutura de comunicação interna e externa do hospital.