Notícias
PRÁTICAS INTEGRATIVAS
HU-Unifap implementa consultório de Práticas Integrativas e Complementares
Macapá (AP) – O ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implementou um novo serviço, o consultório de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), serviço ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos estão sendo realizados desde o mês de junho, com disponibilidade de agendamento, na recepção do ambulatório: quinta-feira à tarde para colaboradores do HU e da Unifap, e sexta-feira pela manhã para pacientes regulados.
No consultório estão sendo disponibilizadas práticas de auriculoterapia, cromoterapia, reflexologia podal, Reiki, aromaterapia e orientação para a fitoterapia com uso racional das plantas medicinais. “Utilizamos os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada há mais de 2000 anos, e buscamos aliar as vertentes, a oriental e a ocidental”, explicou o coordenador das PICS, Madson Gomes.
Indicações
Para Madson, as práticas integrativas são ferramentas importantes no acompanhamento dos pacientes, visto que, na consulta são abordados aspectos físicos, mentais e da espiritualidade, chamando o paciente para trabalhar o autocuidado. “Quando o paciente toma a consciência de que ele faz parte do processo, o ganho em saúde é muito maior”, frisou.
As terapias complementam o atendimento, proporcionando um tratamento mais abrangente para a dor, controle de peso, ansiedade, depressão, aliviando sintomas e melhorando aspectos emocionais e do sono. Podem ser indicadas para diversos fins, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Atendimento multidisciplinar
Segundo Gomes, a colaboração da equipe multidisciplinar é essencial para oferecer um tratamento integral. Qualquer profissional pode solicitar o serviço e encaminhar seus pacientes para o tratamento com as PICS. “Por exemplo, o psicólogo pode acompanhar e nos encaminhar para que possamos trabalhar em conjunto, visando sempre o melhor para o paciente”, concluiu.
Saiba mais
De acordo com o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que visam prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde. Têm como base a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.
Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh