Notícias
ENSINO
HU-Unifap dá início ao projeto de Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS, proporcionado pelo hospital Sírio Libanês
Macapá (AP) – Neste mês, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início ao projeto de Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS). Trata-se de uma iniciativa educacional conduzida pelo Hospital Sírio Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). O curso de especialização terá duração de dois anos, onde serão qualificados 44 profissionais, sendo 22 aprovados em preceptoria e 22 em gestão de programas de residência em saúde.
Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Unifap, José Carlos Tavares, o projeto é voltado para preceptores e gestores de programa de residência em saúde, para formar especialistas dentro do SUS. Com isso, será possível a ampliação dos programas de residência médica e multiprofissional dentro do hospital, formando os funcionários e colaboradores como preceptores do processo.
O Curso visa qualificar os programas de residência em saúde e preceptoria de residentes no SUS, para melhorar a qualidade do cuidado, por meio de educação e intervenções no contexto real do trabalho. Para Tavares, a proposta é importante para a qualificação e aperfeiçoamento dos programas de residência e vai ao encontro das aspirações dentro da gerência de Ensino e Pesquisa. “Vamos conseguir trabalhar para ampliação dos nossos programas, para melhoria dos programas já instalados, e, consequentemente, para a formação de mão-de-obra adequada, tanto para atendimento específico da região e de diferentes especialidades, quanto para uma realidade voltada ao SUS”, complementou.
De acordo com a docente do Hospital Sírio-Libanês, Carla Maria Vieira, a formação desses profissionais deverá contribuir para a promoção do SUS de maior qualidade e com maior capacidade de atender a população do Amapá, além de dar melhor formação profissional para sua equipe, atuante nesse contexto. “O fortalecimento do hospital-escola, com a aplicação de metodologias ativas, amplia sua projeção nacional e internacional, sendo considerado como uma referência nesse quesito”, frisou.
Para ela, os problemas que os profissionais encontram no cotidiano são o principal insumo para o desenvolvimento das atividades educacionais, seja no âmbito da clínica ou da gestão do trabalho em saúde. “A especialização conta com ferramentas e estratégias inovadoras e propõe um processo de educação crítico reflexiva que transforma o profissional. O projeto de intervenção que é desenvolvido e aplicado, também colabora com o crescimento profissional e apoia a melhoria do serviço”, destacou.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenação de Comunicação da Ebserh