Notícias
EXCELÊNCIA
Colaboradores do HU-Unifap participaram da Sessão de Aprendizagem Presencial do Proadi-SUS
Macapá (AP) - Nos dias 26 e 27 de junho, representantes do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram da Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) do projeto Saúde em Nossas Mãos (SNM), em São Paulo. O SNM visa a redução em 50% das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), por meio da implementação de práticas baseadas em evidências e metodologias de melhoria contínua.
A equipe do HU-Unifap foi representada por: Igor Silva, fisioterapeuta e líder do projeto; Fábio Silva, técnico de enfermagem, representante da equipe assistencial; Josineide França, enfermeira, representante da comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCHIRAS); Thayana Corrêa, enfermeira, representante da equipe de custeio.
A SAP foi marcada por oficinas temáticas e momentos de compartilhamento de experiências, abordando Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), indicadores, custeio hospitalar, entre outros temas estratégicos. As atividades foram conduzidas de forma dinâmica, utilizando metodologias inovadoras que buscam facilitar o aprendizado e promover maior engajamento dos profissionais.
A aprendizagem é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Esse programa conta com a colaboração de hospitais de excelência que fazem parte do grupo G6: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Moinhos de Vento e Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Para Igor Silva, a SAP proporcionou um espaço educativo estruturado que integra teoria e prática de maneira leve e interativa. Ao tratar da temática de prevenção de infecções, estimula a participação ativa dos profissionais, favorecendo a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, “contribui para o engajamento dos participantes, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável à rotina assistencial e amplia a compreensão sobre as medidas de segurança do paciente, incentivando a implementação de boas práticas nos serviços de saúde”, destacou.
O evento reuniu mais de 200 participantes, representando cerca de 50 hospitais de todo o Brasil, uma fração dos quase 300 hospitais parceiros que integram o SNM. A diversidade de realidades e experiências contribuiu para um ambiente rico em trocas e aprendizados.
O HU-Unifap faz parte dos Hospitais de Apoio, Unidade de Referência (HUB), coordenado pelo HCor no projeto SNM. Segundo os participantes, a experiência foi enriquecedora e esclarecedora, com atualizações relevantes e relatos sobre a implantação dos pacotes de mudança nos hospitais participantes.
As experiências evidenciaram as limitações e adaptações necessárias a cada realidade, fortalecendo a compreensão de que a melhoria da qualidade na saúde é um esforço coletivo, contínuo e adaptável. A equipe retornou ao HU-Unifap com novos conhecimentos e práticas que certamente contribuirão para o aprimoramento da assistência e para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente em nosso hospital. “A experiência favorece o networking entre profissionais de diferentes instituições, promovendo trocas de experiências e soluções inovadoras para desafios comuns”, frisou Igor Silva.
O projeto SNM do Proadi-SUS, conta com mais de 300 hospitais participantes em todo o país, porém com a presença da região Norte ainda muito limitada. Isso torna a participação ainda mais estratégica, por representar uma chance de dar visibilidade às boas práticas locais e fortalecer a atuação da região no cenário nacional.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh