Notícias
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Mutirão “Dia E” deste sábado (13) realizou mais de 90 atendimentos no HU-UFRR, reduzindo filas do SUS
Brasília (DF) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais universitários federais. O HU-UFRR realizou 45 consultas e 54 exames.
Durante a ação um total de 99 pacientes foram atendidos em consultas de clínica médica, dermatologia, infectologia, gastroenterologia, cardiologia, nefrologia e otorrinolaringologia, além de exames de radiologia, tomografia e eletrocardiograma.
A Superintendente do HU-UFRR, Bianca Sequeira, disse que o mutirão amplia o acesso à população a exames e consultas especializadas. “A ação alivia a demanda reprimida, reduz o tempo que as pessoas esperam na fila e consequentemente o tempo de início do tratamento”, explicou.
A paciente Irene do Nascimento,70, veio do município de Rorainópolis, Sul do Estado, viajou cerca de quatro horas (260Km), para consultar com infectologista. Ela aguardava há mais de dois meses na fila de Regulação Estadual. “Quando me ligaram informando da consulta para sábado fiquei feliz e vim”, disse. Após a consulta, a paciente falou que foi muito bem atendida e que, durante a semana, realizará exames e retorna com o médico para verificar o resultado. “Agora sinto que estou no caminho certo para iniciar o tratamento e voltar a fazer minhas coisas em casa”, finalizou.
O Reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli, esteve presente no “Dia E-Ebserh em Ação” e ressaltou a importância do mutirão. “É um dia importantíssimo para os hospitais universitários do país, integrados a rede Ebserh, a oferta de atendimentos não somente humaniza a assistência como aproxima o HU da comunidade”, concluiu.
Pelo Brasil
Os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh ampliaram a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
A Chefe da Diretoria de Atenção à saúde da Ebserh, Gizele Mota, esteve no Hospital Universitário da UFRR acompanhando o “Dia E”, disse que sentiu satisfação em observar no rosto dos pacientes o contentamento em está consultando com os médios do HU. “Isso demonstra que a Ebserh cumpre seu papel, que é oferecer serviços na área da saúde à população”, completou.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Danielle Campos e Adna Neves
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh