Notícias
INTERNATO
HU-UFRR recebe primeira turma de internos do curso de medicina
Boa Vista (RR) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu a primeira turma de internos de Clínica Médica do Curso de Medicina da UFRR. Os estudantes já iniciaram suas atividades na Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas (URHPI) do HU-UFRR.
A gerente de Ensino e Pesquisa, Ana Iara Costa Ferreira, informou que a equipe da unidade realizou um acolhimento orientado, assegurando que os estudantes compreendessem a dinâmica do serviço, o perfil dos pacientes atendidos e a relevância de um cuidado respeitoso e culturalmente sensível aos povos indígenas. O primeiro grupo é composto de três estudantes.
Ana Iara explicou que o internato é uma etapa essencial na formação médica, pois proporciona vivências práticas em diferentes cenários de cuidado, permitindo que o estudante consolide conhecimentos, desenvolva habilidades clínicas e aprimore sua postura ética e profissional. “Ao atuar na URHPI do HU-UFRR, os internos têm a oportunidade singular de conhecer e respeitar as especificidades culturais dos povos indígenas, aprendendo a ofertar um cuidado integral, empático e adequado às realidades diversas do nosso país”, completa Ana Iara. Para ela, essa experiência amplia a visão de mundo dos futuros profissionais, tornando-os mais preparados para atuar em contextos complexos e multiculturais.
De acordo com a gerente, receber a primeira turma de internos na URHPI representa um marco para o HU-UFRR, especialmente no fortalecimento de seu papel como campo de formação em saúde. Ana Iara acrescenta que a presença dos estudantes contribui para a qualificação do cuidado prestado, fomenta a troca de saberes entre profissionais e acadêmicos e reafirma o compromisso do hospital com a formação de profissionais sensíveis às necessidades da população indígena.
“Nessa etapa inicial do meu internato, dentro do módulo de Clínica Médica, vivenciamos uma intensa discussão de casos, não apenas com nossos preceptores diretos, mas também com médicos especialistas de diversas áreas que compõem a equipe. Além de interagirmos diariamente com a equipe multiprofissional, tanto na enfermaria quanto nas reuniões clínicas denominadas rounds, marcaram minha primeira experiência desse tipo”, pontuou o estudante Marco Túlio Soares Menezes, interno do 5º ano. Para o estudante, essa troca constante, enriquecida por diferentes olhares profissionais, ampliou sua visão sobre o cuidado em saúde e evidenciou como o trabalho em equipe fortalece a qualidade da assistência prestada.
“Jamais imaginei que frequentaria um hospital próprio da Universidade durante a minha formação. Tudo aconteceu muito rápido. Minha experiência foi pouco mais de 15 dias, mas que foi suficiente para me fazerem refletir sobre como estamos abrindo caminhos e ajudando a moldar uma estrutura que impactará não apenas a nossa formação, mas também a de futuras gerações de médicos formados pela UFRR”.
Segundo Marco Tulio, a experiência foi extremamente enriquecedora, vivenciando a ascensão de um campo de prática em ensino, pesquisa e extensão de qualidade, contribuindo de forma decisiva para a formação de médicos mais sensíveis, críticos e preparados para os desafios da saúde pública do estado de Roraima.
Sobre a Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh