Notícias
AVANÇO
Médico do HDT participa de procedimento cardíaco inédito do SUS no Tocantins
O médico cardiologista pediátrico do Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFNT), Marcio Brito, participou do primeiro fechamento percutâneo de comunicação interventricular realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, em uma paciente de 1 ano e 10 meses. O procedimento ocorreu no Hospital Geral de Palmas e representa um avanço na cardiologia pediátrica ao utilizar técnica menos invasiva, que favorece a recuperação das crianças atendidas.
A comunicação interventricular é um defeito congênito caracterizado pela abertura anormal entre os ventrículos do coração. A técnica consiste na introdução de um cateter pela virilha para posicionar um dispositivo capaz de selar a abertura, dispensando a abertura do tórax.
Durante a intervenção, Marcio Brito atuou no suporte ecocardiográfico em tempo real, etapa fundamental para orientar o posicionamento do dispositivo. “Algumas cardiopatias que antes dependiam exclusivamente de cirurgia podem, hoje, ser tratadas por via percutânea. A recuperação tende a ser mais rápida e sem cicatriz, desde que haja seleção adequada dos casos”, afirmou.
O resultado bem-sucedido em uma criança de baixa idade e baixo peso reforça o nível de qualificação das equipes envolvidas e amplia as perspectivas de acesso a tratamentos modernos pelo SUS. Para Marcio Brito, a experiência também fortalece a integração entre assistência, ensino e pesquisa. “É um trabalho conjunto que contribui diretamente para o avanço da cardiologia pediátrica no estado”, disse.
O superintendente do HDT, Missael Araújo, destacou a importância da participação do especialista da unidade nesse marco histórico. “A participação do especialista do HDT reforça o comprometimento do hospital com a excelência assistencial e o desenvolvimento de práticas inovadoras. A experiência adquirida nessa intervenção inédita fortalece a capacidade técnica da instituição, amplia o intercâmbio científico entre equipes, e contribui para elevar a qualidade da assistência prestada aos pacientes do HDT”, frisou.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Com informações da Sucom/UFNT