Notícias
SAÚDE COLETIVA
Um gesto simples, um grande impacto: HDT reforça importância da lavagem das mãos
Araguaína (TO) - A batalha contra muitas doenças está nas nossas mãos. Desde o século XIX, cientistas comprovam que lavar as mãos com água e sabão é uma das formas mais eficazes de prevenir infecções. Em 15 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reforça a importância desse gesto simples na promoção da saúde e na defesa da vida.
No Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), a higienização das mãos é uma das principais medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. O Setor de Gestão da Qualidade e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) desenvolvem ações permanentes para conscientizar profissionais, pacientes e acompanhantes sobre a importância desse cuidado.
“Lavar as mãos é um ato simples, mas que salva vidas. Essa prática previne doenças infecciosas e contribui diretamente para a segurança do paciente e para a saúde coletiva”, ressalta Luis Fernando Beserra Magalhães, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HDT.
De acordo com o especialista do hospital, o hábito da higienização das mãos deve ser adotado tanto no ambiente hospitalar quanto no cotidiano. “No dia a dia, o uso de água e sabão é suficiente para evitar gripes, resfriados, Covid-19, infecções intestinais e respiratórias. Quando não há acesso fácil à água, o álcool em gel 70% é uma alternativa eficaz”, explica.
O HDT também promove atividades educativas voltadas à equipe multiprofissional, reforçando as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os cinco momentos para a higienização das mãos — antes e após o contato com o paciente, antes de procedimentos, após exposição a fluidos corporais e após contato com o ambiente ao redor do paciente.
Além do Dia Mundial da Lavagem das Mãos (15 de outubro), existe ainda o Dia Mundial de Higiene das Mãos (5 de maio), instituído pela OMS, voltado especialmente aos profissionais de saúde. Nessas datas e ao longo de todo o ano, o HDT reafirma seu compromisso com a prevenção de infecções e com a qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Sinval Paulino, com revisão de Danielle Campos e adaptação de Alexsandra Jácome.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh