Notícias
Março Lilás
Residentes do HDT-UFT realizam ação educativa em UBS de Araguaína sobre prevenção ao câncer de colo uterino
Araguaína (TO) - Na manhã desta terça-feira (26), residentes das áreas de enfermagem, nutrição e psicologia, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) se deslocaram até a Unidade Básica de Saúde Doutor Francisco Barbosa de Brito para levar informações sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero às pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento na unidade de saúde.
Para o nutricionista Leônidas Ferreira Fernandes, a ação educativa foi fundamental para o esclarecimento de dúvidas sobre a doença, tendo em vista a expressiva participação da população alvo, na dinâmica proposta. “Sanando dúvidas e auxiliando na propagação de informações que salvam vidas, foi gratificante participar da atividade”, disse.
De acordo com o coordenador do programa de residência, Maurílio Carrias, o março lilás é o mês dedicado à sensibilização sobre a saúde da mulher, com foco especial na prevenção do câncer do colo do útero, e a metodologia utilizada pelos residentes que foi a de sala de espera traz um ambiente para troca de vivências, fortalece o vínculo entre os profissionais e usuários.
Na ocasião, os profissionais distribuíram um folder informativo, que pode ser acessado aqui.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Daianni Parreira
Unidade de Comunicação Regional 14/Rede Ebserh