Notícias
QUALIFICAÇÃO
HDT-UFT realiza evento sobre papel de preceptores multiprofissionais
Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Ebserh, realizou a primeira edição do Encontro de Preceptores Multiprofissionais do HDT-UFT. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 20 de março, na Sala de Videoconferência, contou com a presença de profissionais das áreas de enfermagem, psicologia e nutrição.
O Encontro, organizado pela Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), teve como palestrante a preceptora do Programa de Residência em UTI da Universidade Estadual do Piauí, Maria do Carmo Pereira Campos.
De acordo com a coordenadora da Coremu, Patrícia Mendonça, a iniciativa é essencial para a qualificação do corpo clínico, fortalecendo a formação profissional e aprimorando as práticas de ensino e de assistência.
“Este evento é de grande importância para o aprimoramento do trabalho dos preceptores, sendo uma excelente oportunidade para troca de experiências, atualização de conhecimentos e fortalecimento da integração entre os profissionais da saúde”, avalia.
“Trata-se de um espaço de aprendizado e troca de experiências entre preceptores, estimulando a adoção de metodologias inovadoras e a abordagem interdisciplinar no ensino em saúde. Além disso, contribui para a atualização dos profissionais em relação às diretrizes pedagógicas e assistenciais, garantindo que a formação dos estudantes e residentes seja pautada em excelência, ética e humanização”, complementou Patrícia.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh