Notícias
VALORIZANDO A VIDA
HDT-UFT/Ebserh promove ação no Setembro Amarelo
Araguaína (TO) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Dados como esse, demonstram a importância de se falar sobre o tema e conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. Por isso, neste mês de setembro, voltamos a atenção para a campanha Setembro Amarelo.
Em alusão ao tema, foi realizada na manhã da última sexta-feira (22), uma ação no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação consistiu em um momento motivacional, voltado para pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital e foi realizado na recepção do ambulatório, no Hall da ala B, no corredor de prescrição da Ala C e no Hall da recepção administrativa.
A iniciativa, promovida pela Comissão de Humanização do HDT-UFT, teve como lema “Todos pela vida: sempre é possível recomeçar”, e consistiu-se em um momento de reflexão com o pastor da Primeira Igreja Batista de Araguaína, Euzimar Nunes. Em seu discurso, ele falou sobre Deus, sobre o amor e a importância do valor que cada um tem.
De acordo com a presidente da Comissão de Humanização do hospital, enfermeira Ana Paula Mineto “A iniciativa foi voltada para colaboradores, pacientes e acompanhantes do hospital pois muitas vezes os pacientes ficam internados por vários dias, os acompanhantes deixam seus afazeres para acompanhar seus entes queridos que estão internados sem previsão de alta, e também, devido a muitos colaboradores terem uma rotina exaustiva, por vezes, devido à sobrecarga de trabalho e mesmo assim, terem que lidar diariamente com o paciente que carece de cuidados, tanto físico, como emocional, e nesse contexto também se fragilizam chegando até a adoecer”, enfatizou.
“A importância desse tipo de ação é reforçar para as pessoas que elas precisam se cuidar, cuidar da saúde mental, dar atenção aos sentimentos que possam vir a ter, olhar para o outro, ouvir o colega e procurar ajuda quantas vezes for necessário. Por isso, é importante estar atento aos sinais de dor, de silêncio, de exaustão e entender que não somos máquina, que em algum momento o corpo e a mente podem precisar de ajuda. É saber que tudo pode ter um preço, mas a nossa vida, o nosso “Eu”, esse não tem valor, pois somos valorosos demais para nós mesmos”, destacou Ana Paula.
Na ocasião, também houve um momento de adoração por meio da música, com a enfermeira Clayra Monte, que cantou louvores e deixou o momento ainda mais especial. Além disso, foram entregues panfletos com dicas para auxiliar no cuidado com a saúde mental.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh