Notícias
RESPEITO E DIÁLOGO
HDT promove palestra sobre combate ao assédio no ambiente de trabalho
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na última sexta-feira (17), a palestra “Entendendo as Formas de Assédio e as Estratégias para Combatê-las no Ambiente de Trabalho”.
A palestra foi ministrada pela delegada Sarah Lilian de Souza Rezende, da Delegacia da Mulher de Araguaína, e reuniu profissionais, residentes e acadêmicos no auditório do hospital. A iniciativa foi promovida pela Ouvidoria, em parceria com o Setor de Gestão do Ensino (SEGE) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA).
O evento teve como objetivo conscientizar os servidores sobre as diferentes formas de assédio, destacar suas consequências no ambiente de trabalho, orientar sobre direitos e políticas institucionais, estimular uma cultura organizacional saudável, capacitar os profissionais para práticas de prevenção e combate, sensibilizar lideranças e promover o diálogo aberto sobre o tema.
A ouvidora do HDT, Verônica Dias, ressaltou a importância da iniciativa. “Por se tratar de um fenômeno grave e recorrente no serviço público, é urgente iniciar um processo permanente de discussão sobre o tema. Com essa ação, buscamos promover um ambiente onde todos possam exercer suas funções com bem-estar, segurança e reconhecimento, tornando o HDT uma referência em qualidade de gestão de pessoas no serviço público”, afirmou.
Ela também explicou o papel da Ouvidoria na prevenção e no enfrentamento do assédio moral dentro da instituição. “Como canal oficial de escuta, acolhimento e orientação, a Ouvidoria atua de forma imparcial e sigilosa, garantindo que servidores possam relatar vivências, esclarecer dúvidas e buscar apoio com segurança e confiança”, destacou.
Verônica acrescentou ainda que a Ouvidoria é o setor responsável por encaminhar as denúncias de forma adequada, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais ético, respeitoso e saudável. “A realização deste evento integra uma das metas de inovação do GD 2025, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e com o fortalecimento de uma cultura institucional pautada na dignidade, no respeito e na integridade nas relações de trabalho”, completou.
Para a delegada Sarah Lilian, momentos como esse são fundamentais para provocar reflexões e, consequentemente, transformações reais dentro das instituições. “Quando falamos sobre assédio moral e sexual, não estamos apenas tratando de condutas individuais, mas de uma cultura organizacional que, muitas vezes, naturaliza comportamentos inadequados. Promover espaços de diálogo, permite que as pessoas reconheçam o que é e o que não é aceitável no ambiente de trabalho, entendam os direitos e deveres de cada um e percebam que o respeito e a empatia precisam ser valores institucionais”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh