Notícias
CONHECIMENTO
HDT promove curso sobre uso racional de antibióticos
Araguaína (TO)- O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), integrante da Rede Ebserh, iniciou na última quarta-feira, 24, o Curso de Antibioticoterapia, promovido pela Unidade de E-Saúde, pela Comissão de Residência Médica e pelo Setor de Gestão do Ensino.
Voltado para residentes de Clínica Médica e Infectologia, além de internos do 9º período de Medicina, o curso acontece na sala multiuso do HDT, reúne 35 participantes e é ministrado pelo médico infectologista Tobias Garcez.
O uso racional de antimicrobianos é fundamental para a segurança do paciente, a prevenção da resistência bacteriana e a qualidade da assistência em saúde. Nesse contexto, a iniciativa busca aprofundar o conhecimento sobre as diferentes classes de antimicrobianos, suas aplicações terapêuticas e uso em casos clínicos.
Segundo o infectologista, o programa aborda os mecanismos de ação dos antibióticos, os mecanismos de resistência bacteriana, suas indicações clínicas e o desenvolvimento de pensamento racional sobre tempo de antibioticoterapia.
Ele destacou que a prática consiste, sobretudo, no tratamento de infecções bacterianas que podem afetar qualquer órgão do corpo humano. “Um bom diagnóstico clínico do local da infecção somado à antibioticoterapia adequada, com dose certa, frequência certa e período certo conferem melhores desfechos aos pacientes”, explicou.
Tobias também alertou para a preocupação mundial com a resistência bacteriana. “A OMS já prevê que ela será a terceira maior causa de óbitos nos próximos anos, resultado do uso indiscriminado e irracional de antibióticos na comunidade e em hospitais. O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma base sólida para o uso racional e seguro desses medicamentos, reduzindo resistências, alcançando melhores resultados clínicos e evitando toxicidades decorrentes do uso prolongado”, destacou.
Com carga horária de 14 horas, o curso segue até 30 de outubro e inclui aulas expositivas dialogadas e discussão de casos clínicos.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais