Notícias
ESPIRITUALIDADE
HDT participa do Jubileu da Saúde 2025 em Araguaína
Araguaína (TO) - O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou nesta sexta-feira (31) do Jubileu da Saúde 2025, evento promovido pela Diocese de Araguaína em parceria com hospitais e profissionais da área da saúde da cidade.
Com o tema “Esperança que cura, fé que caminha”, a iniciativa buscou promover um momento de fé, gratidão e comunhão entre os profissionais e instituições que dedicam suas vidas ao cuidado da vida. O evento local faz parte das celebrações do Ano Jubilar 2025, movimento iniciado em abril, em Roma, com o Jubileu da Saúde, que reuniu profissionais da saúde, pessoas enfermas, voluntários e familiares em torno da mensagem de esperança e solidariedade.
O Jubileu da Saúde é um evento religioso internacional dedicado aos enfermos e profissionais da área da saúde — como médicos, enfermeiros, técnicos e voluntários. A edição realizada na Cidade do Vaticano, nos dias 5 e 6 de abril de 2025, incluiu peregrinações, missas, eventos culturais e atividades educativas, como o ensino de manobras de reanimação cardiopulmonar.
Em Araguaína, o Jubileu foi celebrado com a Caminhada da Esperança, que teve início no Hospital Regional de Araguaína e seguiu até o Hospital Dom Orione, reunindo profissionais da saúde, pacientes e comunidade. Durante o percurso, os participantes rezaram o terço, pedindo força, fé e esperança para todos os que se dedicam à promoção da vida.
O encerramento aconteceu com a Missa Jubilar da Saúde, presidida por Dom Giovani Pereira de Melo, Bispo da Diocese de Araguaína, no Hospital Dom Orione. O HDT teve participação ativa na celebração: a chefe da Unidade de Administração de Pessoal do HDT, Jessica Fernandes, realizou uma das leituras, enquanto Ana Paula Pereira Mineto, chefe da Unidade da Criança e do Adolescente do HDT, foi convidada a se dirigir até o altar para segurar uma das fitas do Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo e da esperança que guia o trabalho dos profissionais de saúde.
Para o superintendente do HDT, Missael Lima, que participou de toda a celebração, o Jubileu reforça o papel transformador da fé no cotidiano hospitalar: “Trabalhar com saúde é, antes de tudo, um ato de amor e entrega. Momentos como esse nos lembram que, além da técnica e do conhecimento, a fé e a esperança também são elementos que nos fortalecem para enfrentar os desafios diários do cuidado com o ser humano”, destacou.
A presença do HDT no Jubileu da Saúde reafirma o compromisso da instituição com ações que valorizam o bem-estar integral — físico, mental e espiritual — de seus colaboradores, pacientes e da comunidade assistida.
Por Alexsandra Jácome
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh