Notícias
ALINHAMENTO
HDT participa da construção de melhores fluxos de transferência inter-hospitalar
Araguaína (TO) - Nesta quinta-feira, 24, foi realizada uma reunião estratégica com representantes da Comissão de Transferência Inter-Hospitalar de Araguaína, formada pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), Hospital Regional de Araguaína (HRA) e Unidade de Pronto Atendimento do Município (UPA). O principal objetivo do encontro foi fortalecer e padronizar os processos de transferência de pacientes entre as unidades, promovendo segurança, qualidade na assistência e respeito à dignidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O HDT, referência regional no atendimento a doenças infecciosas e parasitárias, teve papel fundamental nas discussões. A instituição tem sido fundamental para o atendimento especializado não só em Araguaína, mas em diversas microrregiões do Tocantins, recebendo pacientes de média e alta complexidade, inclusive com demandas de longa permanência hospitalar e tratamentos prolongados.
Durante a reunião, a gerente de Atenção à Saúde do HDT, Andrielly Gomes, enfatizou a relevância da iniciativa. “Essa é uma oportunidade importante e valiosa para a construção coletiva do fluxo de atendimento dos pacientes, uma vez que todos os entes envolvidos serão atores no processo, mas também serão impactados. Além disso, gera proximidade entre todos os órgãos. Essa união, essa construção coletiva e esse debate vão gerar um resultado em que todos ganharão: a comunidade araguainense e das microrregiões, assim como os colaboradores e as instituições. É uma forma muito feliz de trabalhar, que deve ser mantida para outros processos também.”
Com o HDT participando ativamente da construção desses novos protocolos, espera-se que haja maior agilidade, clareza e efetividade na transferência de pacientes entre as unidades. A expertise do hospital no manejo clínico de casos complexos e o seu papel acadêmico e científico conferem ainda mais solidez à proposta de um fluxo padronizado e mais humanizado.
A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, destacou que a iniciativa prevê a implementação de novos protocolos conjuntos. “Vamos implementar novos protocolos de transferência inter-hospitalar, com foco em padronizar as ações das unidades hospitalares participantes no ato da transferência e encaminhamento do paciente à instituição referenciada para continuidade do tratamento proposto, garantindo a segurança e a qualidade da assistência, promovendo a transferência adequada e oportuna dos pacientes.”
Outro ponto abordado durante a reunião foi a necessidade de ampliar a participação de outras instituições de saúde do município que também estão envolvidas no processo de atendimento e transferência de pacientes, como o Hospital e Maternidade Dom Orione, ampliando o alcance e a efetividade dos protocolos.
A atuação conjunta entre HDT, HRA, UPA e outras instituições reafirma o compromisso da rede pública de saúde com a melhoria contínua dos serviços, por meio da articulação interinstitucional, valorizando a construção de soluções compartilhadas que impactem positivamente a população.
Fonte: SES-TO (Por Gláucia Mendes e Revisão Textual de Aldenes Lima)
Com adaptação de Alexsandra Jácome