Notícias
SANITIZAÇÃO
HDT implementa tecnologia de ponta para garantir higienização hospitalar mais segura
Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implementou, no mês de agosto, tecnologia avançada para reforçar a segurança e a eficácia na limpeza de suas instalações. O teste de avaliação de qualidade de higienização visa verificar a eficácia dos processos de higienização, detectando a presença de microrganismos em superfícies, como fungos, bactérias ou leveduras.
A avaliação é realizada quinzenalmente em seis locais específicos do hospital, incluindo ambulatório, CME, administrativo, ala A, B e C. Os testes são conduzidos pelo fiscal técnico do contrato de higienização, acompanhado pelo encarregado da empresa de higienização e por um representante da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS).
Segundo Paulo César, enfermeiro e fiscal do contrato de higienização, o método é capaz de identificar a presença de matéria orgânica microbiana e não microbiana, incluindo microrganismos viáveis e não viáveis. “Contamos com as tecnologias do trifosfato de adenosina (ATP) e do marcador fluorescente”, disse.
O teste é aplicado em duas etapas: antes da higienização, utilizando o marcador fluorescente, e após o término da limpeza, com o uso do ATP. Esse aparelho detecta a presença ou ausência de microrganismos, garantindo um ambiente seguro para funcionários e pacientes. Os protocolos de limpeza são rigorosamente seguidos e previamente aprovados pelo Setor de Qualidade e Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS).
De acordo com Paulo César, os testes oferecem resultados rápidos, permitindo um feedback imediato às equipes de limpeza. “O método se destaca pela coleta simples e pela facilidade de aplicação no dia a dia do hospital. Todos os procedimentos são realizados de acordo com os padrões definidos pelo SCIRAS”, explicou.
A adoção dessas práticas, ainda segundo Paulo César, reforça o compromisso do hospital com a segurança do paciente, a excelência no atendimento e a prevenção de riscos no ambiente hospitalar.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação de Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh