Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
Dia Mundial da Saúde Sexual reforça importância do cuidado integral com a sexualidade
Fonte: Freepik
Araguaína (TO) - Celebrado em 4 de setembro, o Dia Mundial da Saúde Sexual foi criado pela Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS) em 2010 com o objetivo de conscientizar sobre a importância de uma vida sexual saudável, baseada no respeito, na prevenção e na liberdade de escolha. A data destaca que a saúde sexual não se resume à ausência de doenças, mas envolve bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade, livre de discriminação, coerção e violência.
O especialista em infectologia Tobias Garcez, do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), reforça que a informação é uma das principais ferramentas para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e garantir qualidade de vida.
“Os maiores desafios compreendem sobretudo acesso à informação e aos métodos de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Não raro, atendo pacientes com 20 anos de idade que sequer tinham consciência da necessidade de preservativo, por exemplo, para prevenir ISTs. Apesar de campanhas ativas dos órgãos públicos, a informação ainda não está chegando na população-alvo”.
O especialista explica sobre a “Mandala da Prevenção Combinada", isto é, conjunto de medidas educativo-assistenciais que previnem as ISTs: “Uso de preservativos, uso de lubrificantes nas relações sexuais, testagem de rotina para as principais ISTs, HIV, sífilis, hepatites B e C, profilaxia pré-exposição para HIV, profilaxia pós-infecção para HIV, acesso a atendimento especializado para tratamento de ISTs e, principalmente, orientações de prevenção dessa mandala. Não se trata exclusivamente de uma única medida, mas, sim, do conjunto!”, afirmou.
A saúde sexual é um direito de todos e deve ser encarada com responsabilidade e cuidado. Além da prevenção das ISTs, é fundamental que as pessoas tenham acesso à informação, acompanhamento médico e possam viver sua sexualidade de forma segura e respeitosa.
Por Aretha Lins
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh