Notícias
ENCONTRO CIENTÍFICO
V Congresso do CHU-UFPA reúne mais de 300 pessoas para debater saúde, pesquisa e inovação na Amazônia
Congresso contou com um público diversificado, incluindo estudantes, residentes, docentes, pesquisadores e profissionais da área da saúde
Belém (PA) – O V Congresso do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reuniu mais de 300 participantes nos dias 20 e 21 de agosto, no Hotel Sagres, em Belém. Com o tema “Amazônia: fonte de profissionais, de conhecimento e de inovação em saúde”, o evento promoveu dois dias de intensos debates, troca de experiências e valorização da produção científica na região.
Realizado a cada dois anos pelos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que compõem o CHU-UFPA, o congresso contou com um público diversificado, incluindo estudantes, residentes, docentes, pesquisadores e profissionais da saúde. A programação contemplou a valorização da produção científica local, a premiação de trabalhos e a integração entre os diferentes segmentos da comunidade acadêmica.
A mesa de abertura contou com a presença da diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, representando o presidente da estatal, Arthur Chioro; do representante do reitor da UFPA, Edmar Tavares da Costa; da Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, professora Simone Conde; e da superintendente do CHU-UFPA, Regina Fátima Feio Barroso. O congresso também teve como conferencista o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Roitberg.

Em seu discurso de abertura, a superintendente Regina Barroso destacou a importância do evento para a formação de profissionais. “É um orgulho muito grande dizer que os hospitais universitários são hospitais do SUS e que cumprem diariamente a sua missão de assistência, ensino e pesquisa. Isso demonstra o compromisso com a formação, com a divulgação de conhecimentos e com a valorização dos trabalhos exitosos desenvolvidos neste complexo”.
A programação contou com 20 conferências, 17 mesas-redondas, palestras e discussões sobre temas multidisciplinares. Foram apresentados 121 trabalhos científicos, sendo 91 na modalidade pôster comentado e 30 em apresentação oral, distribuídos entre os eixos de assistência, ensino, pesquisa, extensão e inovação.
A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvêa Viana, ressaltou a relevância da iniciativa. “É um congresso muito importante, que traz visibilidade à produção científica, fortalece a relação do hospital universitário com a comunidade acadêmica e reforça o papel da Ebserh no apoio à pesquisa e à inovação”.
Experiências Interdisciplinares
O congresso também proporcionou experiências interdisciplinares para diversos estudantes e residentes que puderam “mergulhar” em um momento de troca de conhecimentos. O estudante de nutrição José Vinicius, do primeiro semestre do curso, participou da conferência “Narrativas em disputa e desinformação: impactos na ciência e saúde” e avaliou positivamente a experiência.
“É muito importante que nós, enquanto estudantes, participemos de congressos para captar informações de profissionais que já atuam há mais tempo. Assisti a uma palestra de uma jornalista sobre desinformação em saúde, um tema fundamental para nossa prática futura”.
Além da programação científica, o evento contou com estandes que aproximaram os participantes de iniciativas sociais e educativas. A Associação Amigos do Barros montou um estande solidário, onde os inscritos puderam doar fraldas geriátricas destinadas a pacientes do HUJBB. A cada doação, os participantes recebiam brindes e concorriam a diversos sorteios. Já o programa de extensão do serviço de nutrição do HUJBB, coordenado pela Dra. Ana Faillace, também distribuiu panfletos educativos sobre alimentação saudável, reforçando a importância da prevenção e da promoção da saúde.
Para o gerente de Ensino e Pesquisa, Pedro Piani, a realização de eventos científicos pelo CHU-UFPA reafirma o compromisso da instituição em valorizar a Amazônia como território estratégico para a disseminação de conhecimentos. “O congresso integra uma política de divulgação da produção científica e acadêmica realizada pelas instituições de ensino superior e centros de pesquisa de Belém e da região amazônica, destacando a importância de formar profissionais qualificados e gerar conhecimento para uma população de quase 28 milhões de habitantes”.
Segundo ele, o V congresso cumpriu sua missão de ser um espaço de debates relevantes para a região, favorecendo o diálogo entre alunos, residentes, pesquisadores, professores e profissionais da saúde.
Trabalhos premiados
Durante o encerramento, foram anunciados os trabalhos premiados nas categorias apresentação oral e pôster. Confira os destaques:
Pesquisa científica – apresentação oral:
- Ocorrência de síndrome metabólica e estratificação do risco cardiovascular com análise do bem-estar espiritual entre profissionais de um hospital universitário da região Norte do país, de João Vítor de Matos Santos e colaboradores;
- Correlação entre habilidades culinárias e estado glicêmico de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 acompanhadas em um hospital público na Amazônia, de Sarah Emili Cruz da Silva e colaboradores.
Extensão – apresentação oral:
- Grupos reflexivos como promotores de saúde mental para cuidadores de pessoas com deficiência, de Gabrielly Araújo Caldas e equipe;
- Maquete educativa no acolhimento de familiares de pacientes internados na UTI: relato de experiência, de Yann de Souza Santiago e equipe;
- Envelhecimento saudável: experiência com exercício em dupla tarefa para pessoas idosas com diabetes, de Gabriel Oliveira dos Santos Pinto e equipe;
E-Pôster:
- Impacto da dieta livre de glúten e livre de caseína nos sintomas gastrointestinais e comportamentais em crianças com transtorno do espectro autista, de Ranier Fernandes Rocha e Silva e equipe;
- Modos de ensinar e aprender em enfermagem em centro cirúrgico: um relato de experiência, de Lenna Eloisa Madureira Pereira;
- Prevenção de acidentes domésticos infantis através do lúdico: relato de experiência, de Olivana do Socorro Miranda Tavares e equipe.
Saiba mais
Confira os Anais do Congresso. Clique aqui
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.