Notícias
QUALIFICAÇÃO
Profissionais da área assistencial do Hospital Barros Barreto recebem capacitação em Ressuscitação Cardiopulmonar
Iniciativa faz parte do módulo de educação permanente em saúde para os profissionais do HUJBB
Belém (PA) – Com o objetivo de fortalecer o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de parada cardiorrespiratória, profissionais do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/Ebserh), participaram de uma capacitação em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) realizada nos dias 12 de abril e 10 de maio. A ação envolveu equipes de enfermagem, medicina, fisioterapia e outras áreas da assistência hospitalar.
O treinamento, promovido pela Unidade de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo (UCGAD), contou com 120 vagas, divididas em quatro turmas com 30 participantes, e ocorreu no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas. A capacitação teve como objetivo atualizar os profissionais do HUJBB quanto às diretrizes da American Heart Association (AHA), integrando conhecimentos teóricos e práticos para o reconhecimento de pacientes com maior risco de parada cardíaca (PC).
A metodologia incluiu aula expositiva de 20 minutos sobre os conceitos de parada cardiorrespiratória (PCR) e os procedimentos iniciais da cadeia de sobrevivência. Em seguida, os participantes realizaram um treinamento prático monitorado, com foco no diagnóstico da PCR, na aplicação da RCP de alta qualidade e no reconhecimento e tratamento precoce dos ritmos chocáveis. Por fim, foram realizados casos simulados no formato PDCR (prática deliberada em ciclos rápidos) em que cada ciclo envolveu a simulação de um caso clínico com intervenções dos instrutores para correção de falhas e fornecimento de feedback aos participantes.
“A capacitação é muito importante, visto que a parada cardiorrespiratória é um evento súbito e inesperado, mas potencialmente reversível, desde que haja rápido reconhecimento e a implementação de ações ordenadas e coordenadas, que se comuniquem entre si e sejam capazes de reduzir complicações e óbitos relacionados à PCR”, destacou o médico intensivista e preceptor do treinamento, Adenard Cunha.
O treinamento integra o módulo de educação permanente em saúde, que tem como objetivo a capacitação contínua dos profissionais do hospital. “A ressuscitação cardiopulmonar é um procedimento de extrema importância na área da saúde, pois, quando executada corretamente, pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência do paciente. O treinamento foi fundamental para esclarecer pontos importantes de forma didática e ainda permitiu vivenciar, na prática, as manobras e o planejamento necessários para agir em situações reais”, avaliou Leonam Pacheco, residente uniprofissional em Enfermagem na Central de Material de Esterilização do HUJBB.
RCP
A ressuscitação cardiopulmonar é um conjunto de ações voltadas ao atendimento de uma pessoa em parada cardíaca (PC). O processo inclui o reconhecimento da parada, o início imediato do suporte à vida com o objetivo de reverter o quadro e, posteriormente, a implementação dos cuidados pós-parada cardíaca.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.