Notícias
CUIDADO
Inauguração de novo ambiente fortalece ações de humanização no Hospital Barros Barreto
Espaço de atividades integradas da Humanização foi inaugurado e passa a dar suporte a usuários do CHU-UFPA
Belém (PA) - Um local dedicado a projetos e ações multidisciplinares em sintonia com as diretrizes de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). É isso o que os pacientes e seus acompanhantes, profissionais e acadêmicos que atuam no Hospital Universitário João de Barros Barretos (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/Ebserh) ganharam com a inauguração do Espaço de Atividades Integradas da Comissão de Humanização, na tarde da última sexta-feira (5).
O novo ambiente, que sediará atividades voltadas ao bem-estar e à integração de pacientes, acompanhantes e colaboradores, está localizado ao lado da Unidade de Diagnóstico de Meningite (UDM). Ele foi reformado e climatizado e agora conta com sala administrativa e outra dedicada a projetos como o Canto Coral, aulas de violão, atividades físicas do "Cuidar de Quem Cuida", pilates e os encontros do "Ler Pra Valer.
A cerimônia de abertura foi marcada por um almoço de confraternização, com direito a feijoada, reunindo membros da comissão, gestores e colaboradores, que puderam celebrar um momento de conquista para o hospital.
Representando a superintendente do CHU-UFPA, Regina Barroso, o gerente administrativo Daniel Serique destacou a importância da conquista como reconhecimento de um trabalho coletivo. “Quero parabenizar a equipe de humanização, não apenas pelo espaço, mas pela persistência em uma empreitada que muitas vezes é árdua. Esse espaço é, na verdade, o reconhecimento de um trabalho construído a muitas mãos, várias pessoas já vinham plantando essa semente. Hoje, damos um grande passo para a humanização do Complexo, que envolve os hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro. Parabéns a todos vocês por não desistirem”.
A coordenadora da Comissão de Humanização e cirurgiã-dentista, Simone Mattos, comentou que o Espaço de Atividades Integradas é a concretização de um anseio antigo. “A conquista desse espaço físico de referência é um marco para a Comissão, pois nos permitirá uma melhor articulação e visibilidade de nossas ações, fortalecendo o nosso trabalho. A atual gestão abraçou como prioridade essa demanda e agora temos um local alinhado à Política Nacional de Humanização (PNH) e à Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) ”.
A Comissão de Humanização é composta por 20 membros de diversas especialidades. “Esse grupo é um mosaico de talentos e perspectivas, e a ele se somam representantes dos usuários e da Associação dos Amigos do Barros Barreto (AB), enriquecendo o nosso diálogo e as nossas práticas”, afirmou Simone Mattos.
A vice- coordenadora da Comissão de Humanização e secretária executiva, Dircélia Moraes, explicou como a comunidade hospitalar poderá participar das iniciativas. “O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, de acordo com a agenda de atividades da Comissão. Todas as ações são divulgadas quando abrem inscrições, pelos meios de comunicação do hospital e também em grupos de WhatsApp”.
Ela acrescentou que o projeto “Cuidar de Quem Cuida” tem adesão ininterrupta, os interessados podem procurar diretamente a coordenadora, a nutricionista Ana Faillace, que realiza uma avaliação para verificar se a pessoa atende aos objetivos do projeto. Nos demais casos, quando as inscrições são abertas, os interessados podem se inscrever conforme a divulgação feita pela Comissão.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda e Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh