Notícias
SETEMBRO VERDE
Hospital Bettina Ferro promove semana de mobilização pelo Setembro Verde e encerra programação com a I Caminhada pela Vida
programação contou com momentos de informação e sensibilização em prol da doação de córneas
Belém (PA) – A campanha nacional de incentivo à doação de órgãos e tecidos, simbolizada pela cor verde, representa um elo de esperança para milhares de pessoas que aguardam por um transplante. Unido a esse propósito, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, entre os dias 22 e 28 de setembro, uma série de atividades educativas, culturais e de saúde em prol da doação de córneas.
Com decoração temática em balões verdes e camisas padronizadas, profissionais da Unidade da Visão mobilizaram as alas A e B do hospital com uma programação que contou com palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e brindes. Pacientes e acompanhantes puderam tirar dúvidas e refletir sobre a importância da doação de órgãos e tecidos com a equipe de psicologia na sala da comissão de transplantes.

De acordo com o oftalmologista Jose Jesu Sisnando d’Araujo, chefe da Unidade de Transplante de Córnea do HUBFS, a programação envolveu uma equipe multiprofissional em ações que uniram conhecimento e sensibilização. Para o especialista, esse engajamento fortalece o diálogo sobre a doação de córneas e mostra que a participação da sociedade pode reduzir a fila de espera e devolver qualidade de vida a muitas pessoas.
Segundo ele, “o maior problema do transplante é a falta de doadores. O Pará está entre os estados que menos doam córneas no Brasil. Queremos colocar o assunto em pauta durante todo o ano”, afirmou.
Em 13 anos de funcionamento, o serviço de transplante de córnea do HUBFS já contabiliza cerca de mil procedimentos, além de contribuir para a formação de médicos habilitados para atuar como transplantadores na região. Apesar dos avanços, o estado ainda registra aproximadamente 1.100 pessoas na fila de espera.
O encerramento da campanha ocorreu no domingo (28), com a I Caminhada pela Vida, reunindo cerca de 100 pessoas entre profissionais de saúde, pacientes, familiares e a comunidade em um percurso de seis quilômetros no Parque Estadual do Utinga, em Belém.
Setembro Verde
É uma campanha nacional realizada todos os anos para reforçar a importância da doação de órgãos e tecidos. Durante todo o mês, diversas ações buscam sensibilizar a população, com destaque para o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. A iniciativa tem como objetivo estimular as pessoas a manifestarem à família o desejo de serem doadores, visto que a autorização para a doação só pode ser dada pelos familiares após a morte do doador. A mobilização também pretende esclarecer dúvidas e reforçar que esse gesto pode salvar vidas. A cor verde foi escolhida por representar esperança e renovação.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.