Notícias
PUBLICAÇÃO
Pesquisa da MEJC-UFRN cria modelo para avaliar sustentabilidade em hospitais públicos federais
Natal (RN) – Colaboradores da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), desenvolveram um estudo sistemático de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) aplicadas à MEJC. O artigo científico, que analisou dados de uma década (2014-2023), estabeleceu uma metodologia inédita para medir a maturidade sustentável de instituições de saúde, com potencial para ser replicada em toda a rede Ebserh.
Intitulado “Governança e sustentabilidade em Hospitais Universitários: O caso da MEJC/Ebserh”, o estudo criou um modelo preditivo para custos de pessoal e um sistema de pontuação que classifica o desempenho em sustentabilidade da instituição. A MEJC obteve 49,3 pontos em uma escala de 100, indicando um estágio emergente, com potencial para avanços.
Entre os resultados, destacam-se a redução de 29,7% no consumo de água e 15,2% no uso de energia no período analisado. No entanto, o estudo também apontou desafios, como o aumento do absenteísmo entre colaboradores, sinalizando a necessidade de políticas mais eficazes de saúde ocupacional.
A pesquisa será apresentada no XXXII Simpósio de Engenharia de Produção, em Bauru (SP), em novembro deste ano. De acordo com Camila Guedes, uma das autoras, o trabalho surgiu da percepção de que as iniciativas sustentáveis na MEJC precisavam de uma visão integrada.
“Como a MEJC faz parte da maior rede de hospitais universitários públicos do Brasil, vimos a oportunidade de criar um modelo replicável. A pesquisa mostra que é possível medir e gerenciar práticas sustentáveis em hospitais públicos de forma sistemática, além de alinhar eficiência operacional, responsabilidade ambiental e excelência no atendimento”, afirmou Camila.
Também assinam o artigo Filipe Cunha Reges da Costa, Manoel Venâncio Rodrigues Filho e o professor da UFRN Vinicio de Souza e Almeida. A expectativa é que o estudo sirva como base para captação de recursos e parcerias, ajudando a transformar hospitais universitários em referências em sustentabilidade.
Sobre a Ebserh
A MEJC-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da EBSERH