Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
Seminário discute cuidado seguro com o recém-nascido e a criança em maternidade
Salvador (BA) – O Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e celebrado todos os anos em 17 de setembro, é um chamado global para conscientizar profissionais de saúde, gestores(as) e população sobre a importância de reduzir riscos e prevenir danos durante o cuidado em saúde. Em alusão à data, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) irá realizar o “V Seminário do Setor de Gestão da Qualidade”, que acontecerá no dia 29 de setembro, das 13h30 às 18h, em formato híbrido.
As pessoas participantes poderão acompanhar o evento pela Plataforma Teams ou presencialmente no auditório da maternidade. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas on-line.
Na programação, estarão temas como prevenção de eventos adversos em neonatologia, desafios e perspectivas do protocolo de sepse neonatal, monitoramento de boas práticas de inserção/manutenção de CVC em neonatologia, prevenção de hipotermia em neonatos, investigação de queda em ambiente neonatal, prevalência de HTLV-1 em gestantes e alterações gestacionais e vigilância do HTLV.
Apesar do avanço tecnológico na saúde contribuir de forma significativa para que os diagnósticos e tratamentos sejam mais rápidos e eficientes, o que resulta em prognósticos mais seguros, a garantia da segurança do paciente frente aos riscos inerentes torna-se tarefa primordial nos serviços de saúde, sobretudo aos recém-nascidos e crianças vulneráveis. “Sabe-se que esses eventos podem acontecer em todos os ambientes, porém a incidência aumenta em unidades de terapia intensiva devido à complexidade das intervenções”, afirmou a chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Lorena Pastor Ramos.
De acordo com Lorena, a MCO-UFBA vem desenvolvendo estratégias de qualidade e segurança do paciente baseadas no Plano de Segurança do Paciente, no Programa de Controle de IRAS e das ações executadas pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia. “As equipes atuam com foco na gestão de riscos assistenciais, redução de danos e implementação de ciclo de melhorias em prol da segurança do paciente e da qualidade do cuidado”, disse.
Por isso mesmo, ainda segundo com Lorena, datas como o Dia Mundial de Segurança do Paciente buscam impulsionar esses avanços. Especificamente sobre o seminário, ela garante que, nesta edição, a ideia é reafirmar o direito da criança a um cuidado seguro e de qualidade. O acesso on-line ao evento pode ser realizado por meio do link: https://tinyurl.com/hvrftcb8
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Luna Normand