Notícias
Premiação
Programa de Atenção ao Abortamento é premiado na I Mostra de Experiências Exitosas da MCO-UFBA
O Programa de Atenção ao Abortamento em Salvador (Atenas) desenvolvido por profissionais da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) foi premiado nesta segunda-feira, 21 de dezembro, como melhor trabalho na I Mostra de Experiências Exitosas da instituição.
O trabalho intitulado “Mulheres em situação de abortamento: uma experiência exitosa de humanização e desospitalização” recebeu o prêmio Iracy Silva Costa, em homenagem à enfermeira obstetra e professora Iracy que trabalhou na Maternidade e foi responsável pela criação de diversos programas e adoção de práticas de humanização na instituição entre as décadas de 1950 e 1960.
Programa Atenas
O Atenas é um programa de atenção extra hospitalar a mulheres em situação de abortamento (retido ou incompleto) com até 12 semanas de gestação. Seguindo as diretrizes da humanização, o programa tem foco no atendimento individualizado e atenção integral à mulher, respeitando o ciclo fisiológico do abortamento e oferecendo acompanhamento domiciliar por telefone, evitando a hospitalização desnecessária e promovendo a diminuição dos riscos inerentes ao procedimento cirúrgico.
Ao chegar à MCO-UFBA em situação de perda gestacional, a paciente passa por avaliação médica e de enfermagem e, em seguida, pode optar pelo tratamento desejado: método expectante, método farmacológico ou esvaziamento uterino cirúrgico.
A assistência é conduzida por uma equipe multiprofissional que estimula a autonomia e a participação da mulher sobre seu tratamento, contribui para a garantia dos seus direitos sexuais e reprodutivos e a instrumentaliza com informações sobre seu corpo e aspectos socioeconômicos e culturais ligados ao abortamento.
O evento
A Mostra reuniu 38 trabalhos realizados na Maternidade voltados para os eixos temáticos Sociedade, Sustentabilidade, Processos e Tecnologia, Governança e Pessoas.
Além do Atenas, outros cinco trabalhos receberam menção honrosa: Doação de leite materno em tempos de pandemia: um relato de experiência; Experiência da Roda de Acolhimento para profissionais da Maternidade diante da pandemia de covid-19; Ferramenta de Busca Ativa – Um instrumento para segurança do paciente e qualidade da assistência em saúde; Meta assistencial na qualidade do serviço e Precepsaúde 5 - Uma experiência exitosa na capacitação em saúde.
O evento, que aconteceu on-line durante todo o dia, reuniu a superintendente da MCO-UFBA, Sinaide Coelho, o gerente de Ensino e Pesquisa da MCO-UFBA, Carlos Menezes, o presidente do Conselho Consultivo da Maternidade e diretor da Escola de Medicina da UFBA, Luis Fernando Adan, e a coordenadora de Gestão da Atenção Hospitalar da Ebserh, Elizabeth Queiroz.
Lidiane Borges
Jornalista - DRT-BA 3375