Notícias
ATUALIZAÇÃO
MCO-UFBA realiza simpósio sobre prevenção de lesão por pressão
Salvador (BA) - A Maternidade Climério de Oliveira da UFBA/Ebserh, referência no atendimento à gestação de alto risco em todo o estado da Bahia, realizou, na última quarta-feira (10), a primeira edição do simpósio “Prevenindo lesão por pressão: cuidados e desafios”. O evento, que aconteceu durante todo o dia, no auditório da unidade de saúde, também contou com transmissão online e foi direcionado para toda a comunidade de profissionais da saúde da MCO-UFBA.
Promovido pela Comissão de Prevenção de Feridas, o evento teve como objetivo a conscientização da equipe do hospital para a importância não só da prevenção, mas também da identificação e tratamento das lesões por pressão, tanto em pessoas adultas quanto em neonatos, tendo como foco a promoção da saúde, cuidados de enfermagem e práticas interprofissionais.
“A nossa intenção foi trazer atualizações e novos conhecimentos para que a equipe possa ofertar à população atendida uma assistência com qualidade e segurança”, destaca a coordenadora da Comissão de Pele da MCO-UFBA, Cristiane Meneses Macedo.
A programação do simpósio foi composta por palestras, uma mesa-redonda e uma dinâmica. Dentre os assuntos debatidos estavam: “Lesão por pressão – Conceitos, prevenção e uso das tecnologias”, “Protocolo atual em neonatologia para prevenção de lesão por pressão”, “Cuidados paliativos em neonatologia – Foco no conforto e dignidade” e “A visão da equipe multiprofissional na prevenção da LP”.
A superintendente da MCO-UFBA, Sinaide Coelho, explicou que o simpósio foi elaborado com um foco multidisciplinar, para que pudesse atender às necessidades da unidade. “Muitas pessoas são beneficiadas com ações como essa: pacientes, familiares, profissionais - no desempenho das suas funções e na qualidade da assistência - e a instituição, porque serão mais leitos disponibilizados para o atendimento da população em geral”, disse.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Ana Ulhôa
Revisão: Luna Normand