Notícias
MUTIRÃO
MCO-UFBA realiza mais de 1200 atendimentos durante “Ebserh em Ação”
Salvador (BA) – Em mais uma edição do “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, realizada no último sábado (23), a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu as portas para pacientes realizarem consultas e exames em diversas especialidades. A iniciativa é uma estratégia integrada entre a estatal e o Ministério da Saúde que busca agilizar o acesso do paciente aos serviços médicos especializados e reduzir o tempo de espera da fila do SUS. Ao todo, 1224 exames e consultas foram oferecidos fora da rotina regular da unidade.
Os pacientes compareceram ao serviço ambulatorial para consultas nas especialidades de mastologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, hematologia, neuropediatria, ginecologia, fisioterapia pélvica, psicologia e serviço social. Eles também puderam realizar exames laboratoriais, de mamografia, de ultrassonografia (mama, abdome, transvaginal, quadril, transfontanela, entre outros), testes da orelhinha e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate).
A Tiara dos Santos levou o filho, o pequeno Tauan Tavares, de 5 meses, para realizar o teste da orelhinha durante o “Ebserh em Ação”. “Me ligaram falando sobre o mutirão e pedindo para antecipar o atendimento, que foi muito bom. Os profissionais daqui são excelentes, inclusive fiz todo o meu pré-natal aqui”, recordou.
Já a paciente Edivaldina Santana soube do mutirão durante a realização de uma mamografia, realizada há alguns dias. Ela precisava do ultrassom mamário para completar o atendimento e por isso participou da ação. “Muito bom, fui bem atendida. Isso faz com que a pessoa se sinta mais segura e mais consciente da realidade que está vivendo”, disse.
Equipe
O reforço de pessoal para o “Ebserh em Ação”, no último sábado (23), foi organizado por meio de uma articulação estratégica, utilizando de forma otimizada a força de trabalho já existente na Maternidade Climério de Oliveira, segundo explicou o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Cardoso. “O esforço contou com a integração de servidores da UFBA, empregados da Ebserh e colaboradores terceirizados. Essa mobilização interna permitiu ampliar a capacidade de atendimento sem comprometer a rotina assistencial, garantindo eficiência e qualidade nos serviços prestados”, disse.
O gestor afirma que a iniciativa possibilita o aproveitamento pleno da estrutura dos hospitais universitários, que são centros de excelência, ampliando o acesso da população a serviços especializados. Além de reduzir o tempo de espera para consultas, exames e procedimentos, o programa também contribui significativamente para a formação de profissionais da saúde, ao envolver estudantes e residentes em um ambiente de alta produtividade e aprendizado.
Para a assistente social da MCO-UFBA, Mirivan Miranda, é a oportunidade de conseguir atendimento em especialidades com poucas vagas na rede, como a neuropediatra. “Além disso, o nosso pré-natal multiprofissional não existe em lugar nenhum. A grávida conta com fisioterapia pélvica específica para gestante, educador físico e nutricionista, dentre outras áreas, um atendimento muito qualificado e um dos melhores no estado da Bahia”, afirmou.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand