Notícias
CINEMA
Hupes-UFBA anuncia mais uma edição do CINEPSI com exibição do filme ‘Ainda Estou Aqui’
Salvador (BA) – Em alusão ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA/Ebserh), realizará no próximo dia 22 de agosto mais uma edição do CINEPSI, no Anfiteatro do Hospital. A programação começará às 10h com a exibição do filme Ainda Estou Aqui e posteriormente, às 14h, terá uma palestra online e roda de conversa com Vera Paiva, professora titular do departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP).
Organizado pelo Serviço de Psicologia do Hupes-UFBA, o CINEPSI tem mais de uma década em funcionamento e apresentará a sua 8ª edição neste ano de 2025. O evento é aberto à comunidade UFBA: estudantes, docentes, profissionais do hospital e da universidade e integrantes de movimentos sociais.
“O CINEPSI busca incentivar, promover e acolher a arte e a cultura no hospital como vias para fortalecer a humanização do cuidado e a promoção da saúde e da cidadania”, comenta Rosana Silva, psicóloga do Hupes-UFBA e uma das mediadoras da palestra que acontecerá no dia 22 de agosto.
A seleção do filme
Vera é filha de Eunice e Rubens Paiva, deputado federal cassado pela ditadura militar do Brasil, preso e morto em 1971, no Rio de Janeiro, cujo corpo nunca foi encontrado. O filme Ainda Estou Aqui narra a história a partir da luta de Eunice para enfrentar a repressão e buscar respostas sobre o desaparecimento do marido. Lançado em janeiro de 2025, o filme recebeu diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Internacional.
“Quando pensamos na edição de 2025 do CINEPSI, a escolha por esse filme foi unânime. É uma obra cinematográfica emocionante e põe em cena questões muito atuais. Há na obra o compromisso com a memória, para que não se repita um dos capítulos mais violentos da história deste País: a ditadura militar”, frisa Rosana Silva.
A psicóloga reforçou ainda a importância de se pensar na saúde em diálogo com a garantia de direitos: “Saúde não é ausência de doença, saúde tem a ver com a garantia de direitos e com a liberdade. É importante que a comunidade do hospital possa orientar suas práticas a partir de um conceito ampliado de saúde. E o filme Ainda Estou Aqui tem como eixo narrativo principal a luta por direitos, pela verdade e pela justiça”, completa.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza