Notícias
PREMIAÇÃO
Projeto do Hupes-UFBA é destaque nacional no Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh
Salvador (BA) - Um projeto desenvolvido no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) conquistou o segundo lugar no 2º ciclo do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa resultou na criação de um website voltado ao Serviço Farmacêutico do Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto, pertencente ao hospital, com o objetivo de ampliar o acesso às informações e fortalecer a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes.
O trabalho foi desenvolvido pela bolsista Fernanda Reis da Silva, sob a orientação do professor Genário Oliveira Júnior, e apresentado durante o Webinário de Iniciação Científica e Tecnológica da Rede Ebserh, realizado no dia 21 de outubro. O evento marcou o encerramento do terceiro ciclo do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do segundo ciclo do PIT, ambos promovidos em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Fernanda destacou que a experiência de participar do PIT/Ebserh foi essencial para conectar a pesquisa acadêmica às demandas reais do sistema hospitalar. “A funcionalidade de teleconsulta farmacêutica não só posiciona o Hupes na vanguarda da inovação tecnológica da Rede Ebserh, como permite que o hospital cumpra sua missão social e acadêmica ao estender o cuidado altamente especializado a pacientes do interior e de regiões distantes, transformando as barreiras geográficas em oportunidades de atenção contínua”, afirmou a bolsista.
O orientador do projeto, Genário Oliveira Júnior, professor do curso de Farmácia da UFBA, ressaltou a importância da iniciativa para a união entre ensino e assistência. “O projeto reforça a integração ensino-serviço, aproximando a Faculdade de Farmácia da realidade do hospital e possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da prática profissional. Trata-se, portanto, de uma iniciativa alinhada às políticas públicas de saúde e ao papel social da universidade”, avaliou.
Para o coordenador do PIT Hupes-UFBA e chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGTIS), a premiação de Fernanda Reis e de Genário Oliveira Júnior revelou que a solução de problemas é condição inegociável para se produzir um projeto de excelência. “Ao focarem nas lacunas da assistência farmacêutica, percebida no dia a dia da assistência aos pacientes e desenvolver uma solução para tal, eles entenderam o pleno potencial que um programa de inovação tecnológica tem para o HU e para a comunidade em geral. O mais importante é que o produto tem potencial de escala e uso no SUS, muito além dos muros do HU”, afirmou.
Webinário
Durante o evento, os trabalhos mais bem avaliados da Rede Ebserh foram apresentados a uma banca com representantes do CNPq, CAPES e Ministério da Educação. A cerimônia contou com a presença do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e da diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho Santos Melo, além de autoridades da área de ciência, tecnologia e inovação.
A programação incluiu a palestra “Integridade Científica e Desinformação na Era da IA”, ministrada pela pesquisadora Helen MacDonald, do periódico The BMJ, e uma mesa-redonda com especialistas que discutiram o papel da ética e da integridade na pesquisa científica. Em seguida, o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Santa Rosa, apresentou os programas do PIC e do PIT. Após a apresentação dos trabalhos premiados em cada programa, o evento foi encerrado com o lançamento dos anais, registrando os projetos de destaque desenvolvidos nos hospitais universitários federais vinculados à Ebserh.
Confira os trabalhos premiados
A premiação no Webinário de Iniciação Científica e Tecnológica da Rede Ebserh destacou a diversidade de pesquisas desenvolvidas nos hospitais universitários do país. Cada hospital indica o melhor projeto avaliado no seu programa de PIC e PIT para a Sede. Por meio de uma banca isenta, são selecionados os três melhores, que são premiados no evento.
Além do trabalho de Fernanda Reis, o PIT/Ebserh premiou outros bolsistas, com destaque para o primeiro lugar, com Luan Augusto Sousa Nascimento (HUWC-UFC) e o projeto “Repositório de Painéis Públicos para Hospitais Universitários da Rede Ebserh”. O terceiro lugar foi conquistado por Manoel Itamar Lúcio de Oliveira Júnior (HULW-UFPB), com o trabalho “Desenvolvimento de Método Bioanalítico para Detecção de Autoanticorpos por MALDI-TOF para Diagnóstico de Autoimunidades”.
Já no PIC/Ebserh, Fabiana Cristina Toillier (HUSM-UFSM) conquistou a primeira colocação, com a pesquisa “Transtorno do Zumbido: uma análise de eficácia da avaliação e conduta direcionada e individualizada”. Em segundo lugar, Amanda Maria de Albuquerque Cunha (HU-UFRR), com o projeto “Educação em Saúde na Atenção Terciária de Roraima para Prevenção de Reinternações e Amputações por Complicação do Pé Diabético”. A terceira colocação ficou para Mateus Dias Carregosa (HUL-UFS), com o trabalho “Avaliação da concordância interobservador na classificação do ASPECTS no acidente vascular cerebral isquêmico agudo”.
Sobre o PIC e o PIT
O Programa de Iniciação Científica (PIC/Ebserh), realizado em parceria com o CNPq, concede bolsas de iniciação científica para alunos de cursos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, colocando-os em contato com a pesquisa na área da saúde e visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Já o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT/Ebserh) tem por objetivo atender estudantes de graduação de todas as áreas que se dediquem a projetos de inovação tecnológica no âmbito das universidades federais, a fim de estimular o conhecimento sobre técnicas e métodos de desenvolvimento tecnológico aplicados à saúde e a problemas reais nos hospitais da Rede Ebserh.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.