Notícias
MEDICAMENTOS
Nova sala para manipulação de injetáveis é inaugurada no Hupes-UFBA
Salvador (BA) – Em solenidade que contou com a presença de profissionais e gestão do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade de Farmácia da UFBA, foi inaugurada, na última quinta-feira (30), a nova Sala de Manipulação de Medicamentos Injetáveis Farmacêutica Ana Cristina dos Reis Dias. O local vai contribuir com a qualidade assistencial e a segurança de pacientes e trabalhadores(as), ampliando a capacidade produtiva do Setor de Farmácia e oferecendo a estudantes e futuros(as) profissionais acesso a modernas práticas de farmacotécnica hospitalar. O investimento na obra foi de mais de R$1 milhão.
Durante o evento, o superintendente do Hupes-UFBA, Valber Meneses, destacou a importância da iniciativa, que está ajudando a elevar a instituição entre os melhores hospitais universitários do Brasil. “Estamos implementando todas as normas de vigilância sanitária para que o serviço funcione bem e dê segurança ao hospital. Com isso, creio que, futuramente, teremos uma melhor qualidade em todos os serviços de farmácia”, garantiu.
O chefe do Setor de Farmácia, Leonardo Kister, explicou que, de acordo com a Anvisa, essa é uma sala classificada com sistemas de pressão positiva e negativa, que atende a todo o sistema regulamentar sanitário brasileiro. “Possibilitará, para além da expansão das manipulações de quimioterápicos e vários outros medicamentos imunobiológicos e demais injetáveis que necessitam de uma estrutura singular como essa, o preparo de nutrição parenteral para atendimento de demandas específicas dos(as) pacientes do hospital”, disse.
A ampliação da capacidade produtiva do Setor de Farmácia do Hupes-UFBA influenciará diretamente em redução de custos operacionais, otimizando o orçamento hospitalar e garantindo maior autonomia técnica.
Homenagem
O espaço também é um reconhecimento à chefe anterior do setor de Farmácia do Hupes-UFBA, Ana Cristina dos Reis Dias, que também foi farmacêutica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua trajetória foi marcada pela luta e empenho em prol da construção de projetos em relação à sala de misturas intravenosas do hospital.
“Essa sala é uma forma de homenagear quem tanto se dedicou e fez o primeiro desenho técnico do projeto da sala de manipulação de injetáveis”, disse.
O filho de Ana Cristina, André Dias, participou da solenidade. “Foi muito emocionante e gratificante para gente essa iniciativa, especialmente para mim, que cresci aqui acompanhando minha mãe no trabalho. Trabalhar no Hupes é algo que ela sempre amou”, afirmou.
O espaço
A Sala de Misturas Intravenosas pertence ao setor de Farmácia e está ligada diretamente ao Serviço de Farmacotécnica Hospitalar. “Ela está total conformidade com as normas sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica Leonardo Kister, que também comenta que a nova estrutura “atende rigorosamente às exigências da Resolução RDC nº 67/2007 para manipulação de produtos estéreis, incluindo áreas limpas classificadas, controle ambiental rigoroso e sistemas de filtração que garantem a esterilidade e segurança dos medicamentos preparados”, completa.
Ensino e pesquisa
Enquanto hospital universitário, a partir dessa nova conquista o Hupes-UFBA passará a oferecer a estudantes e futuros(as) farmacêuticos acesso a modernas práticas de manipulação de produtos estéreis, desenvolvendo competências essenciais em farmacotécnica hospitalar, controle de qualidade e boas práticas.
“A estrutura funcionará como um laboratório vivo para o ensino da Farmácia Hospitalar, permitindo que estagiários e residentes compreendam na prática a importância crítica do farmacêutico na segurança da preparação de medicamentos, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e assistência”, comemorou o chefe do Setor de Farmácia.
Luna Normand De Assis Rocha