Notícias
AMBIENTE READEQUADO
Hupes-UFBA reabre Enfermaria 2C e amplia assistência a usuários(as) do SUS
Salvador (BA) – A Enfermaria 2C do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi reaberta nesta segunda-feira (6), após passar por readequação. O local agora abriga a Unidade do Sistema Neuro-Músculo-Esquelético (UNME), contando com 15 leitos de internação e três leitos voltados à medicina do sono. Com a reabertura dessa enfermaria a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é ampliada.
Segundo o superintendente do Hupes-UFBA, Valber Meneses, a readequação do ambiente foi uma obra relevante, com um investimento do Hupes-UFBA e Ebserh de R$ 750 mil, resultando em uma enfermaria completamente nova, climatizada, com uma estrutura para a neurocirurgia, ortopedia e medicina do sono. “É uma obra de grande valor para o hospital e para o SUS. É com muito orgulho que entregamos essa enfermaria, onde os pacientes terão mais qualidade no atendimento. Já os colaboradores terão um ambiente melhorado para essa assistência”, destacou o superintendente.
A nova estrutura da unidade foi planejada para oferecer melhor acolhimento a pacientes e profissionais, incluindo uma área reservada com três quartos destinados à realização simultânea de polissonografias, ampliando significativamente a capacidade assistencial, que era limitada a somente um exame por vez. “O Hupes-UFBA é referência no estado da Bahia em medicina do sono. Com o aumento de aparelhos de polissonografia, fortalecemos o atendimento aos usuários do SUS”, frisou a gerente de Atenção à Saúde, Carolina Calixto.
Na Enfermaria 2C também será disponibilizado o videoeletroencefalograma (Vídeo-EGG), um recurso aguardado por pacientes com epilepsia refratária, que possibilita avaliações mais precisas e viabiliza tratamentos cirúrgicos, quando indicados. “Esse recurso também é importantíssimo para pacientes que são portadores(as) de doença de Parkinson”, pontou o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Rodrigo Pimentel.
Serviços na UNME
De acordo com Murilo Damasceno, chefe do Setor de Cuidados Especializados do Hupes-UFBA, a UNME reúne serviços especializados, oferecendo atendimento integral aos usuários do SUS com condições neurológicas e articulares de alta complexidade. Entre os principais perfis atendidos estão pacientes com doenças desmielinizantes (como esclerose múltipla e neuromielite óptica), acidente vascular cerebral em pacientes jovens, epilepsia refratária, distúrbios do movimento, doenças neurogenéticas, tumores e patologias vasculares do sistema nervoso, além de doenças articulares.
A unidade também realiza uma ampla gama de exames complementares essenciais para diagnóstico e acompanhamento clínico, incluindo: polissonografia, eletroencefalograma (EEG), punção liquórica, eletroneuromiografia, doppler transcraniano e arteriografia cerebral.
Sobre o Hupes
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh