Notícias
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Hupes-UFBA entrega restauração de painéis do artista baiano Genaro de Carvalho
Salvador (BA) – O Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO) do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), vinculado à Ebserh, ganhou vida nova com a restauração dos painéis do artista plástico baiano Genaro de Carvalho. A entrega aconteceu na tarde desta terça-feira (2), no terceiro andar da unidade, e deu cor aos ambientes, tornando-os ainda mais acolhedores.
As obras do pintor e tapeceiro Genaro de Carvalho, retratadas em paredes dos primeiro e terceiro pavimentos do CPPHO, têm como tema a Flora Tropical Brasileira, destacando a beleza dessa vegetação. Nas três obras, havia sinais de proveniente de reformas e pinturas realizadas ao longo dos anos.
Segundo o gerente Administrativo do Hupes-UFBA, Rodrigo Machado, a restauração tem como objetivo retomar e valorizar características marcantes do prédio. “Os painéis estavam em estágio de degradação e a restauração foi indispensável para que pudesse ser entregue à comunidade de maneira íntegra, com a aparência e durabilidade renovada, para incorporação ao patrimônio da UFBA e acesso por toda a comunidade baiana”, explicou.
Na solenidade de entrega estavam presentes gestores(as), colaboradores(as), professores(as), residentes e comunidade. O superintendente do Hupes-UFBA, José Valber Lima Meneses, frisou que a restauração dos painéis de Genaro de Carvalho tem relevância principalmente porque resgata a memória da arte, valorizando-a e tornando-a mais conhecida. “Esse trabalho é um resgate da memória, da arte e da cultura produzida por um importante artista brasileiro. As obras humanizam o espaço, trazem alegria e curam”, afirmou.
O processo de reparação dos murais teve início há três meses e demandou recursos de custeio no valor de R$ 32 mil. De acordo com o mestre em restauro de obras de arte e responsável pelo trabalho no Centro Pediátrico, José Dirson Argolo, foi empregada técnica semelhante à usada por Genaro para a produção dos painéis: a da têmpera.
“Usamos a têmpera cola nas mesmas cores devido às limitações de utilizar a têmpera usada por Genaro, feita à base de ovo, por se tratar de um ambiente hospitalar. A partir da prospecção (remoção de cada sobrepintura até a camada original), pudemos raspar a cor que estava e salvar os desenhos que haviam sofrido várias adulterações. Apenas não conseguimos identificar a assinatura de Genaro”, explicou.
O Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira funciona como unidade anexa ao Hupes-UFBA desde 1980. “O CPPHO representa um exemplar importante da arquitetura moderna baiana. O edifício foi e é alvo de estudos vinculados à historiografia do modernismo na Bahia, o que demonstra a relevância para o campo. Os três painéis do artista Genaro de Carvalho estão entre as diversas características que fazem da edificação um exemplar de singular importância”, destacou Rodrigo Machado.
Para Argolo, a iniciativa representa um resgate da história do movimento de renovação artística do Estado. “É motivo de muito orgulho para o hospital ter salvado murais de um dos maiores pintores da arte moderna brasileira. Genaro é um dos protagonistas do movimento modernista, junto a nomes como Carybé e Carlos Bastos, e tem uma marca grande de brasilidade em obras produzidas desde a década de 1940”, opina o restaurador, que estima que as obras sejam datadas entre os anos de 1952 e 1953.
A esposa e guardiã do legado do artista que faleceu em 1971, Nair de Carvalho, comentou que a arte faz parte da vida das pessoas e obras, como a de Genaro, são para serem vistas, comentadas e amadas. “O mundo das artes é um mundo muito bonito, que começa no coração e na cabeça do artista e acaba na parede. Aqui no Hospital, os painéis estão muito bem situados”, disse referindo à exposição das artes em áreas de acesso da população.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh