Notícias
CAPACITAÇÃO
Hupes-UFBA é o primeiro hospital do Norte, Centro-Oeste e Nordeste a utilizar tecnologia inovadora em cirurgia urológica
Salvador (BA) – O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) é o primeiro dos estados Norte, Centro-Oeste e Nordeste a utilizar o laser mais avançado do mundo na técnica Holep, reconhecida como a mais revolucionária no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Os procedimentos com a nova tecnologia aconteceram na sexta-feira (5) e integram as ações do Ebserh em Ação. Seis pacientes com quadros urológicos graves foram beneficiados.
Os selecionados tinham entre 50 e 70 anos e apresentavam quadros como disfunções urinárias significativas e, em alguns casos, dependência do uso de sonda vesical. A HPB, que é o aumento da próstata, pode causar sintomas como necessidade frequente e urgente de urinar, dificuldade para iniciar a micção, fluxo urinário fraco e interrompido, e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. O paciente José Manuel Borges sofria de dores para urinar. “É simples e rápido”, disse o chefe do Serviço de Urologia do Hupes-UFBA e coordenador da capacitação, o professor Lucas Batista, após o procedimento.
A ação é a segunda etapa do curso de capacitação médica em urologia com a técnica Holep, que teve início em junho no Hupes-UFBA com o objetivo de aperfeiçoamento cirúrgico endourológico por meio do treinamento prático de médicos urologistas. Durante a capacitação da última sexta-feira, os participantes puderam acompanhar o funcionamento do laser CyberHo Magneto, que permite que cirurgiões tratem cálculos e próstatas (Holep) de forma mais eficiente.
“É uma cirurgia que não tem corte, feita pelo canal da urina e o paciente recebe alta no dia seguinte sem sonda. Então, isso é um dos grandes benefícios. Além disso, tem também o ensino de médicos, residentes e até mesmo de alunos”, disse o professor Lucas Batista.
Seis médicos participaram do treinamento, sendo um de Sergipe, dois do interior da Bahia e três de Salvador, além de seis residentes de urologia. A iniciativa faz parte do calendário de capacitação do Hupes-UFBA, que tem ampliado a oferta de treinamentos de alta complexidade em parceria com instituições de referência nacional e internacional, reforçando o compromisso da instituição com a inovação, o ensino e cuidado de excelência.
O ex-residente em urologia e voluntário do Hupes-UFBA, Franco Andres del Pozo, participou da ação. “É uma técnica relativamente nova, com um equipamento muito tecnológico e de maior potência para ressignificar a vida desses pacientes que são atendidos pelo SUS”, disse.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand