Notícias
INTERCÂMBIO
Equipes do Hupes-UFBA e do HGRS trocam experiências sobre ações de humanização
SALVADOR (BA) - O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou de um encontro com profissionais do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) para discutir boas práticas voltadas para a humanização na área de saúde. As equipes trocaram experiências e compartilharam abordagens, desafios e conquistas na implementação de ações nas duas instituições.
A enfermeira Lilian Rodrigues da Silva, da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e integrante do grupo de humanização do Hupes-UFBA, disse que a missão do hospital universitário foi recebida pela comissão de humanização do HGRS, que apresentou algumas ações desenvolvidas na unidade. O Roberto Santos foi premiado, em dezembro do ano passado, com o Selo Estadual de Humanização.
Num primeiro momento as equipes discutiram tópicos da Política Nacional de Humanização e da diretriz da Ebserh, que trata de temas como a visita aberta, direito a acompanhante, escuta qualificada, plano terapêutico singular, carta de direitos dos usuários, ambiência, brinquedoteca, entre outros. “Foi possível uma troca de experiência, mostrando como cada instituição desenvolve estes tópicos”, explicou Lilian Rodrigues.
Segundo ela, após a reunião inicial, a equipe do Hupes-UFBA conheceu ações desenvolvidas no hospital estadual, como a plotagem de alguns setores, que promove um ambiente adequado e confortável para paciente e usuários(as), e o Jardim Terapêutico, um espaço onde pacientes podem desenvolver atividades lúdicas ao ar livre. “Surgiram várias ideias que podemos implementar, sempre pensando em ofertar o melhor cuidado ao usuário do SUS e na valorização do trabalhador”, afirmou.
No Hupes-UFBA, o GTH desenvolve várias ações dentro das diretrizes de humanização da Ebserh, como as melhorias na brinquedoteca, com renovação dos brinquedos e organização do espaço, as gestões para instalação de bebedouros nas enfermarias de todo o hospital, a coparticipação na elaboração da Cartilha do Paciente Seguro, entre outras.
“Agradecemos à equipe do GTH do Hospital Geral Roberto Santos pelo acolhimento e pela disposição em compartilhar conhecimentos. Juntos, estamos fortalecendo a humanização no SUS e contribuindo para um atendimento mais digno e respeitoso”, finalizou a enfermeira.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social